O governo de Dubai assinou um novo acordo com a startup ObjectTech do Reino Unido, para a criação de passaportes digitais para entrada no Aeroporto Internacional de Dubai, diga-se um dos aeroportos mais movimentados do mundo com um enorme tráfego internacional de passageiros.
O acordo formado permitirá a ObjectTech trabalhar em conjunto com o Departamento de Imigração de Vistos de Dubai para desenvolver uma solução que combine uma verificação biométrica com a tecnologia blockchain. O objetivo é colocar um fim às verificações de verificações (repetido propositalmente) de passaportes que hoje são feitas de maneira manual para uma entrada digital mais rápida e confiável, denominada seemless.
O CEO da ObjectTech Paul Ferris disse no blog da empresa:
O Dubai está realmente empenhando-se em melhorar a vida de seus cidadãos e visitantes através da tecnologia, e estamos muito entusiasmados em fazer parte dessa realidade.
Como já noticiamos aqui no portal Criptomoedas Fácil, Dubai quer todos os documentos do governo na Blockchain até 2020. Inclusive até chegou a fazer um concurso oferecendo U$ 20 mil dólares para uma startup de blockchain. A startup brasileira Coinaction chegou a viajar para Dubai para participar das finais deste concurso.
Em teoria os viajantes que passarem por Dubai, tendo essa cidade como destino terão de ter seus passaportes registrados, pré-aprovados e terão suas digitais coletadas ao retirarem o visto de entrada no país. Este processo de entrada é denominado no projeto como entrada “seemless”.
A entrada “seemless” nos aeroportos internacionais tem sido um sonho há muitos anos. Mas acredita-se que é com o advento da estrutura de confiança de identidade fornecida pela tecnologia blockchain, pela primeira vez será possível executar tal ação.
Com este anúncio Dubai reforça sua política de inovação chamada “Política 10x”, que vê o governo de Dubai trabalhar para digitalizar seu setor público tentando garantir que “todos os serviços públicos estejam 10 anos a frente do resto do mundo.”
A iniciativa de passaporte digitalizado ou entrada seemless, junta-se a uma série de outros esforços similares na cidade, que está levando-a a uma liderança em se tornar uma cidade de referência em blockchain no mundo. Este trabalho é uma parte de um mandato mais amplo do governo de Dubai, que criou a intenção revelada de abraçar a tecnologia blockchain com o lançamento do Conselho Global Blockchain no início de 2016. Em outubro, o governo lançou sua iniciativa ‘Blockchain Strategy’, com o Esforço notável para transferir todos os documentos governamentais em uma blockchain até o ano 2020.
A implementação da tecnologia blockchain no Aeroporto Internacional de Dubai, o maior e mais movimentado aeroporto do mundo, poderia definirá um novo ponto de referência para a identificação digitalizada de pessoas e um reconhecimento convincente da capacidade da tecnologia blockchain.
Será que até 2020 Dubai será a cidade referência em tecnologia blockchain? Deixe sua opinião nos comentários abaixo: