Com o objetivo incentivar o ecossistema para tecnologias de criptomoedas, blockchain e contabilidade distribuída do mundo, o governo de Dubai anunciou seus planos para lançar um “Crypto Valley”, ou vale das criptomoedas em tradução livre, na zona franca do país.
A região, onde não há impostos de renda pessoal ou corporativo, foi chamada de “DMCC Crypto Valley”, em referência ao Centro de Commodities Diversas de Dubai (DMCC, na sigla em inglês), que apresentou o projeto durante o Fórum Econômico Mundial 2020 (WEF) em Davos, na Suíça.
A região oferecerá uma variedade de serviços, incluindo incubação para startups em estágio inicial, instalações de trabalho em equipe, serviços de inovação para clientes corporativos, blockchain e empreendedorismo, treinamento, educação, eventos, mentoria e financiamento.
O DCMM atuará junto à empresa de investimentos suíça Crypto Valley Venture Capital (CV VC) e à sua subsidiária CV Labs, para desenvolver o projeto em Jumeirah Lakes Towers (JLT), o distrito comercial do DMCC, onde há mais de 17 mil empresas registradas.
Além disso, segundo o anúncio, a estratégia de blockchain do DMCC deverá estar alinhada com a Estratégia de Blockchain da Emirates 2021 e apoiar a Estratégia de Blockchain de Dubai lançada pelo Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho Executivo do país.
Sobre o projeto, o presidente executivo e CEO do DMCC Ahmed Bin Sulayem destacou o papel da iniciativa como um centro de negócios dinâmico que impulsiona o comércio global por Dubai e acrescentou:
“O DMCC tem o prazer de assinar este contrato com a CV VC e lançar o Crypto Valley em Dubai , no coração do principal distrito comercial de Dubai (…) O lançamento do Crypto Valley no DMCC melhorará o ambiente de negócios dinâmico da cidade e apoiará a estratégia mais ampla do governo dos Emirados Árabes Unidos para atrair inovadores, empreendedores e pioneiros que moldarão a economia futura.”
Já o fundador da CV VC e CV Labs Ralf Glabischnig ressaltou a competência das empresas com base no Crypto Valley que apoiarão os objetivos e a estratégia ambiciosa de usar blockchain em Dubai.
“A capital da região MENA [Oriente Médio e Norte da África] poderia ajudar a criar projetos e startups ainda mais bem-sucedidos e promover a liquidação de novas empresas focadas em blockchain nos Emirados Árabes Unidos”, completou.
Leia também: Crypto Valley suíço emprega mais de 3 mil pessoas no setor de criptomoedas