O site norte-americano de notícias sobre finanças e negócios CNBC conversou com investidores de criptomoedas e especialistas em segurança cibernética para coletar algumas dicas de como proteger as criptomoedas de ataques de hackers.
Durante este ano, o crescimento de usuários de criptomoedas tem sido considerável. A Coinbase, uma das maiores do mundo, incluiu em sua carteira cerca de 1,9 milhão de novos usuários nos últimos meses, por exemplo. A maioria desses novos usuários desconhece os riscos e obstáculos de segurança nesse universo e acaba tornando-se presa fácil para hackers.
Um crime comum aplicado em usuários de criptomoedas é um ataque que utiliza o número de celular da pessoa. Os hackers bisbilhotam as redes sociais em busca de conversas em que o usuário possa ter postado seu número de telefone. Na sequência, esses hackers fazem contato com a companhia telefônica fingindo ser a vítima e pedem para transferir o número vigente para um aparelho que esteja sob o seu controle. Depois que os hackers assumem o número de telefone, eles podem entrar na conta da vítima, redefinindo a senha para roubar as moedas digitais.
Porém, o número de celular não é o único ponto de fraqueza. Adam Dachis, ex-escritor do Lifehacker, disse que sua conta Coinbase foi saqueada por hackers que tomaram o controle de seu computador doméstico. “Os hacks de computador, os ataques de phishing e os esquemas ponzi são tipos comuns de roubo de criptomoedas“, disse Jonathan Levin, co-fundador da Chainalysis, uma empresa de software de inteligência especializada em rastrear e resolver crimes de criptografia.
Para descobrir algumas maneiras de como proteger os investimentos em criptomoedas, a CNBC conversou com três investidores e três especialistas em segurança cibernética. Todos admitiram que não há solução perfeita para o problema e que o conhecimento de como proteger o dinheiro de roubo no mundo real não é suficiente no mundo digital.
Confira as algumas dicas:
Jonathan Levin, co-fundador da Chainalysis
Dan Romero, vice-presidente de operações da Coinbase
Sean Everett, vice-presidente de gerenciamento de produtos. Teve sua conta na Coinbase hackeada por ataque de troca de número de telefone.
Adam Dachis, consultor digital. Sua conta na Coinbase foi invadida por um hack no computador
Sanjay Beri, CEO da Netskope e especialista na aplicação de segurança em aplicativos e redes da nuvem.
Leia também: As 3 maiores ameaças ao seu Bitcoin e 10 dicas de como prevenir-se