Foto: Unsplash
Convenhamos, adotar novos hábitos financeiros de uma hora para outra não é algo fácil. É necessário o desenvolvimento de práticas saudáveis que ajudam a vida de maneira positiva, resultando em segurança para o futuro.
Entretanto, para que tudo isso aconteça, dar o primeiro passo é importante. Além disso, também são necessários persistência e planejamento.
Sabendo que muitas pessoas têm dificuldade nesse quesito, listamos hábitos que são eficazes para auxiliar nas finanças. E, claro, serão uma grande fonte de inspiração para você que está começando a se preocupar com o tema!
Para ser de fácil acesso, listamos dicas a serem seguidas e que vão permitir que você consiga ter o resultado que tanto deseja:
O primeiro ponto para conseguir organizar sua vida financeira é saber a situação das suas finanças: extrato bancário, fatura do cartão, etc. Tenha noção de suas despesas e se estas fazem sentido para sua vida orçamentária.
Jamais esqueça de prever possíveis gastos, como impostos, por exemplo. Sabendo de todas essas informações e garantindo que tudo está em equilíbrio, é o momento de elaborar um plano de ação.
Para isso, tenha metas estabelecidas para cada categoria de despesa, com a previsão do valor disponível para gastar. O restante, você pode analisar o quanto pode ser aplicado como investimento.
Uma planilha com todas as suas finanças pessoais será seu guia de bolso: é nele que você recorrerá sempre que achar que necessita comprar algo. Todas as despesas, inclusive o café e o estacionamento do shopping, devem estar inseridas.
Esse documento será uma espécie de mapa com seus rastros financeiros e é imprescindível para mudar a sua vida econômica.
Após analisar cuidadosamente toda sua vida financeira, é a hora de agir. Se suas receitas superam os custos, você está no caminho certo. Você só precisa manter exatamente essa atitude.
Caso a resposta seja o contrário, a luz vermelha está piscando e você deve tomar uma atitude o quanto antes: deve cortar despesas e/ou aumentar as receitas para entrar nos eixos. O fato é que para conseguir investir dinheiro, é necessário aprender a viver com apenas 70% dos seus ganhos.
Os outros 30% serão destinados a investimentos de longo prazo, como previdência privada ou seguro de vida.
Se você estiver endividado, leia com atenção esse tópico: você precisa com urgência acabar com débitos em aberto! Uma maneira é buscar credores para tentar renegociar suas dívidas esses valores.
Comece pelas dívidas que têm os juros e as taxas mais elevadas, como, por exemplo, o cheque especial. Se for necessário, venda algum bem para livrar-se dessa dívida; outra maneira é solicitar uma linha de crédito com taxas menores, como um empréstimo consignado, para tentar reorganizar sua vida financeira.
Esse é um tópico de extrema importância, afinal nunca sabemos quando imprevistos podem ocorrer: um problema de saúde na família, uma viagem de emergência ou um reparo técnico em casa.
Separar uma quantia em espécie ou conta poupança são algumas das ferramentas para se prevenir como um colchão de solvência para as adversidades e os compromissos financeiros assumidos de forma inevitável.
Tornar-se uma pessoa antenada na economia do país pode lhe trazer um conhecimento maior. Além disso, surgirão oportunidades para fazer do dinheiro alocado em investimentos, uma fonte alternativa de renda.
Ao compreender o mundo das finanças, o seu capital pode ser melhor aproveitado. Já que entendendo de juros, inflação e investimentos, possa ser encorajador para aportes prudentes no mercado financeiro.
Traçar uma estratégia ou cronograma é uma maneira para definir seus objetivos pessoais e priorizar aqueles que exigem maior esforço para alcançá-lo.
Um bom plano financeiro auxiliará na conquista de um objetivo pré-determinado: a de priorizar seu tempo, dinheiro e ter ciência dos recursos necessários, ao longo do tempo, para adquirir novos bens e realizações pessoais.
Partindo do princípio que há um valor limite disponível para o mês, defina um target para cada setor. É imprescindível separar os custos fixos inevitáveis como pagamento de empréstimos, por exemplo. Do valor restante, os gastos serão destinados ao padrão de vida e prioridades do indivíduo como roupas, atividades de lazer, presentes e etc.
Ao separar um dinheiro para um fim específico, no meio dos gastos mensais, já é uma atitude preciosa para alcançar o seu objetivo financeiro.
Com a internet e o acesso fácil a aplicativos, existem inúmeras opções de ferramentas que vão te ajudar se organizar financeiramente.
Para quem gosta de ter tudo na palma da mão, pode optar por um aplicativo de controle financeiro. Atualmente existem diversas opções disponíveis e você pode escolher a que mais lhe agrada.
Já para quem quer um controle ainda maior, pode optar por utilizar uma planilha. Com ela você pode ter um acompanhamento detalhado de tudo que envolve suas finanças, além de opções para também acompanhar dívidas e investimentos.
Em alguns momentos de pressão, no entanto, devemos fazer escolhas. A incerteza põe em cheque a nossa razão e podemos acabar metendo os pés pelas mãos. Todavia, se já estivermos mais antenados e previamente informados, fazer a opção por um empréstimo pode ser a escolha certeira, como no caso da casa própria.
Para facilitar a sua vida, citaremos dois simuladores online, que através dos links abaixo, vão te ajudar a comparar as menores taxas e com os melhores prazos para pagamento:
É notável que para você conseguir ter uma vida financeira saudável, equilíbrio é a palavra mais importante para adotar no seu dia a dia. Pode parecer complicado, mas com paciência e organização, as finanças serão mais fáceis de serem controladas.
E você, concorda com a afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo o que você acredita que pode ser mais desafiador para lidar com as finanças!
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.
Leia também: Veterano do mercado brasileiro de criptomoedas conta como tudo era no início
Leia também: Análises nos gráficos do Ethereum, Cardano, Shiba Inu e Bitcoin
Leia também: Baleias estão sacando 2.000 BTC diariamente de exchanges, aponta relatório