Economia

Deja vu: ‘O Bitcoin morreu’ e ‘blockchain não serve para nada’ diz vencedor do Prêmio Nobel

Toda vez é a mesma história. Entre o bear market e os profetas da morte do Bitcoin surgem novamente. Assim, não foi diferente neste ano e o mais ovo obituário para o Bitcoin é do vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2008, Paul Krugman.

Em um artigo para o New York Times, o prêmio nobel ‘partiu para cima’ do Bitcoin e também da própria tecnologia blockchain. Segundo ele, a blockchain ‘não serve para nada’, a não ser para atrapalhar e criar coisas sem sentido.

Além disso, ele disse que o bear market é um termo errado para o momento atual do mercado de criptomoedas. Dessa forma, segundo ele, o melhor seria dizer ‘”fimbulwinter”, pois o Bitcoin e todo o ecossistema cripto está morto.

“Nesse caso, será o fim de todo o mundo cripto, não apenas das criptomoedas. Portanto, também será o fim de toda a ideia de organizar a economia ao redor do famoso ‘blockchain'”, disse.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Desse modo, para Krugman, a função do blockchain está muito clara para ele e para outros economistas. No entanto, ele questiona para que isso realmente serve. Assim, ele argumenta que o conceito do blockchain é estupido e ineficiente.

“Por que se dar ao trabalho e ao custo de manter um livro contábil em tantos lugares. Além disso, é preciso carregar este livro e ‘ler’ todo ele toda vez que uma única transação precisa ocorrer”, disse.

Bitcoin não serve para nada

Ele também questiona o próprio fundamento da teoria que criou o Bitcoin como um ‘dinheiro alternativo’. Portanto, segundo ele, não faz o menor sentido comprar Bitcoin contra o risco do estado ‘quebrar’.

Desse modo, ele destaca que enquanto os usuários do Bitcoin temem perder suas economias em bancos e no governo, eles perdem para seus pares. Ele ainda aponta que as empresas de criptomoeda já sumiram com mais dinheiro das pessoas do que os bancos, governos e empresas tradicionais.

“Bancos raramente roubam o dinheiro de seus clientes. Enquanto as instituições cripto mais facilmente sucumbem à tentação, vide os recentes acontecimentos deste mercado”, afirmou.

Além disso, ele aponta que o ‘temor de uma inflação que destrói o valor do dinheiro’ é um temor extremo. Assim, ele afirma que isso é algo que só acontece durante um período e em meio a um caos político que depois se resolve.

“É uma história incrível e também uma tragédia. Portanto, não são apenas os pequenos investidores que perderam grande parte, senão todas as suas economias. A bolha do mundo cripto teve enormes custos para a sociedade como um todo. A mineração de Bitcoin sozinha usa tanta energia elétrica quanto muitos países”, finaliza o economista.

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.