Economia

DeFi tem sérios problemas de falta de transparência, diz Jerome Powell, presidente do Fed

O setor de finanças descentralizadas (DeFi) segue no radar das autoridades dos Estados Unidos. Dessa vez, quem se posicionou sobre o setor foi o Federal Reserve dos EUA, o Fed (espécie de banco central do país), na figura de seu presidente, Jerome Powell.

Em uma conferência promovida pelo Banco da França, Powell disse que é importante garantir que a regulamentação apropriada esteja em vigor à medida que o uso de criptomoedas e de DeFi aumentar no sistema financeiro de varejo.

Alerta para setor DeFi pelo Fed

Com foco no setor de DeFi, o presidente do Fed disse que a normalização da política monetária revelou problemas estruturais significativos no sistema DeFi. Ele destacou, sobretudo, uma suposta falta de transparência.

“Dentro do ecossistema DeFi existem essas questões muito significativas de transparência, falta de transparência”, disse ele.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Powell acrescentou que, do ponto de vista da estabilidade financeira, a queda de preço das criptomoedas e do setor DeFi não teve um impacto significativo no sistema bancário e na estabilidade financeira mais ampla:

“A interação entre o ecossistema DeFi e o sistema bancário e financeiro tradicional não é tão grande por enquanto”, afirmou.

Em particular sobre o que muitos chamam de “inverno cripto”, o presidente do Fed afirmou que isso demonstra as fraquezas deste setor. Ao mesmo tempo, evidencia o trabalho que precisa ser feito em torno da regulação com cuidado e ponderação.

“Isso nos dá um pouco de tempo. Mas essa situação não persistirá indefinidamente”, completou ele.

De qualquer modo, Powell ponderou que as criptomoedas têm a sua relevância no sistema financeiro e é algo a ser acompanhado:

“Em última análise, esse não é um equilíbrio estável e nós precisamos ter muito cuidado sobre como as atividades de cripto ocorrem dentro dos parâmetros regulatórios. De qualquer forma, onde quer que ocorram, há uma necessidade real de uma regulação mais adequada para que, à medida que o DeFi se expanda e comece a atingir mais clientes de varejo, haja uma regulação mais apropriada”.

CBDCs também foi pauta

Além do setor DeFi e dos ativos digitais como um todo, também foi pauta da reunião as moedas digitais de banco central (CBDCs, na sigla em inglês).

Sobre o assunto, Powell disse que o Fed não espera ter que tomar uma decisão sobre um eventual dólar digital “por algum tempo”. Além disso, ele informou que a instituição vai exigir o apoio do Congresso para prosseguir com o projeto caso decidam por lançá-lo. De acordo com Powell, estudar a questão levará ao menos dois anos.

O Banco Central Europeu (BCE) também se pronunciou sobre o tema das CBDCs. Conforme destacou Christine Lagarde, presidente do BCE, a instituição decidirá se criará uma moeda digital do banco central em cerca de um ano.

Ela afirmou que bancos comerciais e outras partes privadas devem estar envolvidas no projeto. Mas ponderou que “os preços devem estar corretos”, acrescentando que o BCE está agora entrando na fase de protótipo.

Leia também: FTX vence leilão do banco cripto falido Voyager com lance de R$ 7,66 bilhões

Leia também: Coreia do Sul tenta congelar R$ 360 milhões em Bitcoin de Do Kwon

Leia também: Recém-nomeado, CEO da Kraken afirma não ter intenção de se registrar na SEC

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.