Mercado

DAI pode deixar de valer 1 dólar se a proposta de seu fundador for aprovada

Mais uma stablecoin está perto de perder seu valor atrelado ao dólar, a criptomoeda DAI (DAI). No entanto, no caso da DAI, perder o peg com o dólar é uma proposta da própria comunidade.

O fundador do protocolo Maker, emissor da DAI, propõe que o valor da criptomoeda flutue livremente. Rune Christensen, pede que a DAI não seja mais necessariamente atrelado ao dólar americano.

Ele vai apresentar uma proposta na governança do protocolo. Desse modo todos os membros da DAO com direito a voto devem analisar e votar.

O objetivo por trás da iniciativa de Christensen é proteger a descentralização na DAI , um de seus pilares desde seu lançamento em 2017. Conforme detalhado pelo desenvolvedor ao apresentar sua proposta, pode haver dois métodos para conseguir isso: tokens MetaDAO ou Protocol Owned Vault.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

MetaDAO Token

Desse modo, na proposta, os tokens MetaDAO funcionariam como compensação pela perda de valor em dólar para os detentores de DAI ao longo do tempo. Portanto, esses tokens não estariam sob o controle de nenhuma autoridade e ofereceriam aos detentores de DAI um lucro por meio de farming.

Christensen esclarece que os tokens MetaDAO devem ser vistos ​​como parte de uma economia totalmente descentralizado. Portanto, para ele, a descentralização só é possível se liberar o preço do DAI das amarras do dólar.

O método de Christensen também envolve o Maker acumulando uma grande quantidade de ETH em staking e alavancado. Isso é necessário para apoiar a emissão de DAI e regular a volatilidade que pode causar um choque de oferta ou demanda.

A ideia de Rune Christensen vem como mais um passo em sua proposta para a DAO trocar garantias em USD Coin. Desse modo, desde que a USDC congelou fundos usados pelo Tornado Cash a comunidade pediu descentralização.

Se a DAI decidir deixar a paridade com o dólar e seu preço flutuar, a criptomoeda pode valer menos de um dólar se as forças do mercado assim o determinarem.

Leia também: 5.000 bitcoins da era satoshi são movimentados com nova baixa no mercado

Leia também: OpenSea experimenta queda de 99% nas transações diárias com NFTs

Leia também: E-sports, Fan Token, Blockchain Games e as novas oportunidades de Negócio Blockchain

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.