Categorias Notícias

CVM proíbe empresas e indivíduos de garantirem lucro em operações financeiras

Siga o CriptoFacil no

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) emitiu uma circular, no início deste mês, recomendando que empresas e indivíduos que realizam operações financeiras por meio da captação de recurso de pessoas não utilizem expressões que indiquem uma garantia “certa” de lucro por meio de seus investimentos.

O Ofício Circular CVM/SIN 02/19 traz esclarecimentos sobre a atividade de analistas de valores mobiliários e dispositivos da Instrução CVM 598 e, em seu oitavo parágrafo destaca as expressões que não devem ser utilizadas, proibindo assim que sejam garantidos porcentagens de lucros em operações financeiras.

Publicidade

“8- Assim, devem ser evitadas expressões que indiquem ou sugiram “renda certa”, “rentabilidade fixa” ou “garantida”, ou a exposição de percentuais fixos de ganho quaisquer com operações ou ativos indicados, pois naturalmente tais projeções sequer são realistas, e por isso induzem investidores a erros de avaliação na sua decisão de investimento, por levá-los a crer na realização certa de ganhos com operações que, por sua própria natureza, estão sujeitas a riscos e cujo retorno será sempre incerto”, diz o documento.

A medida afeta principalmente empresas que, supostamente, atuam como intermediadoras de operações forex, entre outras, que garantiam lucros de até 600% em suas operações, levantando suspeitas de serem apenas golpes.

No entanto, a medida também pode atingir cursos que fazem análises técnicas e de investimentos variáveis como Fundos de Ações, Poupança e CDB e, desta forma, não pode ser feita propaganda de exposição de percentuais de ganhos por induzirem o investidor ao erro.

Empresas que trabalham com robôs para trade ou arbitragem também são afetadas pela nova regra.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Ofertas feitas a investidores de serviços de estratégias padronizadas por meio de sistemas automatizados ou algoritmos lógicos e matemáticos, com o objetivo de indicar oportunidades e momentos apropriados para realizar operações com valores mobiliários também são consideradas como serviço de análise de valores mobiliários. Portanto, são privativas dos analistas de valores mobiliários credenciados”, diz o regulador.

Leia também: CVM publica novas deliberações para ofertas públicas

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.