Foto: CVM/ABCripto/IA
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) uniram forças e anunciaram hoje o lançamento da ferramenta “ContraGolpe”, voltada para a proteção e educação de investidores no crescente mercado de criptoativos.
Essa iniciativa inédita surge como resposta à necessidade de criar mecanismos que ajudem a identificar possíveis fraudes em ofertas de investimentos. O tema é cada vez mais relevante no contexto da criptoeconomia.
O ContraGolpe funciona como uma ferramenta de análise. A partir de uma série de perguntas simples, o sistema avalia o risco de fraude em propostas de investimento e emite um relatório educacional para o investidor. O CEO da ABcripto, Bernardo Srur, destacou a importância do novo sistema para o público geral.
“O ContraGolpe oferece um ponto de partida valioso para que cada usuário possa investigar mais profundamente e buscar orientação de profissionais certificados. É uma ferramenta de alerta, não uma garantia de segurança, mas um apoio fundamental para decisões mais conscientes”, disse.
De acordo com um comunicado encaminhado ao CriptoFácil, essa ferramenta faz parte de um esforço maior da ABcripto e da CVM para proteger investidores em um ambiente marcado pelo avanço das tecnologias financeiras, como blockchain e as finanças descentralizadas (DeFi).
Nos últimos anos, o mercado de criptoativos cresceu exponencialmente no Brasil. Com isso, o número de golpes e fraudes envolvendo criptoativos também aumentou. O lançamento do ContraGolpe reflete o compromisso dessas instituições em educar e conscientizar o público, oferecendo um recurso acessível que auxilia na identificação de riscos.
Nathalie Vidual, Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis da CVM, enfatizou a importância da educação financeira:
“O lançamento da ferramenta ContraGolpe reforça o compromisso da CVM em promover a educação financeira e acompanhar a inovação no mercado de capitais. Diante de um cenário tecnológico em constante evolução, é essencial oferecer mecanismos que capacitem os investidores a reconhecer fraudes potenciais e a tomar decisões mais seguras”.
A CVM e a ABcripto lançaram a ContraGolpe durante a Semana Mundial do Investidor 2024 (World Investor Week – WIW). O evento global promovido pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) busca fortalecer a educação financeira em mais de 100 países.
Essa iniciativa, coordenada pela CVM no Brasil, reforça a relevância de se adaptar às novas tecnologias e garantir que investidores de todos os perfis estejam mais preparados para os desafios do mercado.
A colaboração entre ABcripto e CVM vai além do lançamento da ferramenta. Afinal, as instituições também trabalham juntas no desenvolvimento de campanhas educativas sobre tecnologias emergentes, como a criptoeconomia, e no estudo de inovações regulatórias que possam tornar o ambiente de investimentos mais seguro e transparente.
Este website usa cookies.