Cuidado: carteira falsa foi criada para roubar Cardano de usuários

Siga o CriptoFacil no

A recente disparada no preço da Cardano (ADA) chamou atenção de todos, inclusive de golpistas. De acordo com uma publicação no Reddit, uma versão falsa da carteira Daedalus está circulando na Internet. O site falso foi identificado na rede social Discord.

O aviso foi publicado nesta sexta-feira (13) pelo usuário Tjaaark. Segundo a publicação, o site falso possui algumas diferenças notáveis ​​em relação ao verificado.

Publicidade

A princípio, o site se apresenta como uma versão mais atualizada da Daedalus e solicita que os usuários façam o download do novo dispositivo. Contudo, ao inserir seus dados, o usuário pode acabar sendo vítima de um golpe e, em última instância, ver suas ADA serem roubados.

Iguais, mas com diferenças sutis

O site falso de fato foi criado com perfeição, espelhando perfeitamente o oficial. No entanto, ele possui diferenças sutis e supostas promessas de atualizações para convencer os usuários.

Nesse sentido, a atualização promete mais recursos, incluindo a capacidade de converter ativos digitais em moedas fiduciárias, velocidades aprimoradas e desempenho mais robusto. Nenhuma dessas ferramentas, no entanto, é um lançamento oficial da Cardano.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Outra sutil diferença está no endereço do site. O endereço original da Daedalus termina em “.io”, ao passo que a versão falsa possui um “.one” no final. Tjaaark não afirmou o que o site falso pode fazer, mas é possível que, ao fazer o download da carteira lá instalada, o dispositivo consiga acessar e roubar as criptomoedas dos usuários.

Essa carteira é uma das mais conhecidas entre os usuários da Cardano. Além de armazenar as ADA, a Daedalus também possibilita realizar o download de toda a blockchain. Assim, ela também pode ser utilizada como um full node, permitindo a validação das transações.

Valorização atrai golpistas

Não é coincidência que o software tenha sido identificado nos últimos dias, justamente após uma forte valorização da ADA. A criptomoeda acumula uma expressiva alta de 41% nos últimos sete dias, sendo 16% apenas nesta sexta-feira.

Publicidade

Essa valorização fez com que a demanda pela ADA também aumentasse. Logo, o número de golpes tende a subir na mesma proporção. Nesses momentos, é importante ficar especialmente cautelosos sobre onde armazenam seus tokens ADA.

Leia também: Síndico usa dinheiro para comprar Bitcoin, perde tudo e é preso

Leia também: Cardano atinge Top 3 e é destaque entre as maiores valorizações da semana

Publicidade

Leia também: Brasil ganha plataforma de NFTs exclusiva para artistas indígenas

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.