Foto: CRO/IA
Investidores já podem acessar o CRO, token da Crypto.com, de forma regulamentada. Isso porque a gestora suíça 21Shares lançou oficialmente, na segunda-feira (6), o Cronos ETP na Europa. O produto, negociado sob o ticker CRON, estará disponível nas plataformas Euronext Paris e Euronext Amsterdam, e promete facilitar o acesso ao ecossistema da Cronos, blockchain desenvolvida pela Crypto.com.
Com esse novo ETF, 21Shares quer atrair investidores tradicionais para o universo Web3, oferecendo exposição direta ao token da Crypto.com sem a necessidade de usar carteiras digitais ou plataformas descentralizadas. Assim, a empresa destaca que a solução simplifica o processo de entrada no mercado cripto, especialmente para o investidor institucional europeu.
Cronos aposta na interoperabilidade entre Ethereum e Cosmos. Essa integração fortalece a blockchain como uma ponte entre sistemas centralizados e inovações descentralizadas. De acordo com a 21Shares, essa característica a torna ideal para casos de uso reais, como finanças, inteligência artificial e aplicações em larga escala.
Conforme destacou Eric Anziani, presidente da Crypto.com, o novo fundo do token da Crypto.com será útil para expandir o alcance da Cronos.
“Estamos comprometidos com a adoção cripto. Ao lado da 21Shares, criamos mais caminhos para quem deseja investir com segurança e facilidade”, afirmou o executivo.
Enquanto isso, Mandy Chiu, chefe de produtos financeiros da 21Shares, disse que o lançamento do Cronos ETP representa um passo essencial para integrar ativos Web3 às carteiras tradicionais.
“O ETF de CRO oferece exposição regulada e acessível a um ecossistema blockchain que avança na adoção real”, afirmou.
A 21Shares vem intensificando sua presença no mercado europeu. Recentemente, a empresa listou três novos produtos na Nasdaq Stockholm: o Bitcoin Core ETP (CBTC), o Solana Staking ETP (ASOL) e o XRP ETP (AXRP). Todos eles oferecem exposição física aos criptoativos, com taxas competitivas e transparência regulatória.
A executiva Helena Wedin, da Nasdaq Europa, disse que a expansão reflete a demanda crescente por ETFs e ETPs de ativos digitais.
“Nosso objetivo é oferecer produtos acessíveis e inovadores para investidores em toda a Europa”, explicou.
A adoção regulada de ativos digitais avança com força no continente, impulsionada pelo marco legal MiCA, que trouxe maior clareza e confiança ao setor.