Categorias Notícias

Criptomoeda salta 17.000% em 1 ano: veja os motivos

Siga o CriptoFacil no

Os fortes ganhos do Bitcoin desde o ano passado chamaram a atenção do mercado. Contudo, uma criptomoeda relativamente desconhecida obteve uma valorização consideravelmente superior.

Esta criptomoeda é a Theta. Desde 2020, ela saiu de meros R$ 0,35 para o atual valor de R$ 73,51. A alta acumulada no período foi de 17.000%. Com isso, ela chegou ao patamar das dez maiores criptomoedas em valor de mercado pela primeira vez.

Publicidade
Valorização da THETA nos últimos 12 meses. Fonte: CoinMarketCap

Essa forte valorização levou a Theta a ser figura cativa nas últimas listas de valorizações semanais do CriptoFácil. E pelo menos três razões explicam esse forte movimento:

  • Lançamento de uma nova atualização;
  • Prova de participação (PoS, na sigla em inglês);
  • Redução de oferta via queima de tokens.

Nova atualização impulsiona preço

Para quem ainda não conhece, a Theta é uma rede que utiliza blockchain para realizar streamings de vídeo. Ela transmite desde torneios de pôquer até grandes conferências sobre criptomoedas e blockchain.

Em 2021, a rede passará por uma nova atualização, intitulada Mainnet 3.0. Essa nova atualização prevê a introdução de novas tecnologias, com isso melhorando o uso da rede.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Introdução de PoS

Uma dessas novidades é a introdução da mineração PoS para os tokens da Theta. Esses tokens, intitulados TFuel, são dados aos usuários que se engajam nas atividades da plataforma.

Existe um segundo token, o token THETA. Este token é ganho através da poupança (staking) de TFuel na plataforma, algo que será permitido com a Mainnet 3.0.

O staking poderá ser realizado através de um tipo específico de nó chamado Elite Edge. Para tornar-se um nó Edge, o usuário precisará depositar tokens TFuel em seu nó THETA e atualizá-lo. Com isso, ele passará a ser membro da rede Elite e terá os seguintes benefícios:

Publicidade

1) Ganhar TFuel por meio de seu TFuel empenhado (staking);

2) Ganhar TFuel adicional de plataformas de vídeo para oferecer melhor desempenho.

Uma nova inflação de 2%-4% do TFuel para mineração de tempo de atividade para nós Edge será introduzida, além das recompensas existentes. Elas serão de 5% para os validadores e guardiões de TFuel.

Publicidade

Queima de tokens

O TFuel é um token que serve para pagar as taxas de transação na Theta. Sua função é praticamente a mesma exercida pelo gas na rede do Ethereum.

Com a Mainnet 3.0, uma porcentagem de cada TFuel para a rede será queimada no nível do protocolo, tornando-se efetivamente um custo de uso da rede. O percentual será de no mínimo 25%.

No longo prazo, conforme a rede da Theta se torna mais amplamente adotada, isso poderia reduzir significativamente a oferta de TFuel. Dessa forma, caso sua demanda aumente, ele poderá se tornar mais valioso do que o próprio token THETA.

Publicidade

Na verdade, esta valorização já tem acontecido. Levando em conta os últimos 30 dias, o TFuel acumulou 434,6% de alta, contra 257,7% do token THETA.

Leia também: 5 criptomoedas “quentes” para investir ainda em março, recomenda trader

Leia também: 2 sinais indicam que o Bitcoin vai subir mais, afirma trader

Publicidade

Leia também: Analista revela token que pode disparar 2.000%

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.