Categorias Notícias

Criminoso e traficante internacional de drogas é apontado como o verdadeiro Satoshi Nakamoto

Uma nova teoria argumenta que o criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto é, na verdade, Paul Le Roux, um famoso criminoso responsável por um esquema parrudo de tráfico internacional de drogas, que teria criado o BTC para ser a ferramenta dentro de seu esquema criminoso. Le Roux era um programador brilhante e chefe do cartel internacional de drogas, o que o tornou famoso nos EUA. A teoria ganhou força graças ao processo de Wright versus Kleiman, no qual existem pistas que sugerem que Wright estaria com a posse de HDs criptografados contendo todos os Bitcoins de Le Roux.

Le Roux é o criador do E4M, um software gratuito para criptografia utilizado no Windows, além disso, também é apontado como o criador do TrueCrypt. Atualmente, ele está preso por, entre outas coisas, ordenar o assassinatos de seis pessoas, além de praticar atividades como exploração ilegal de madeira, mineração ilegal de metais preciosos, contrabando de ouro, transações ilegais de terras, remessas de drogas, tráfico de armas e lavagem de dinheiro.

Mas de onde vem a ligação do criptógrafo criminoso com Satoshi Nakamoto?

Além da citação no caso Wright versus Kleiman, as coincidências começam a aparecer em outros pontos, como em um dos muitos passaportes que Le Roux possuía e no qual ele usa o nome “Solotshi”. Assim como Nakamoto, Le Roux era um programador familiarizado com o C ++; queria distância das autoridades, tinha interesse em jogos (o código inicial do Bitcoin tinha um cliente de poker incluído); ambos estavam bem conscientes da dificuldade com os sistemas tradicionais de pagamento, Le Roux, por causa da fraude ilegal de drogas prescritas que ele estava administrando;  Satoshi desapareceu no início de 2011 para “passar para outras coisas” na época em que Le Roux estava passando de gênio do software para o chefe do cartel.

Para aprofundar mais ainda a teoria, o site Bitcoin.com destaca esse post de 2002, sete anos antes do lançamento do Bitcoin, no qual um autor desconhecido fala sobre a criação de um dinheiro virtual muito parecido com o Bitcoin, tal qual seria lançado depois. O endereço IP do autor supostamente era da Holanda – país onde Le Roux viveu.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mas onde Wrigth entra nessa história?

Bom, Wright vem tentando, desde 2018, criar uma associação entre Le Roux e Satoshi, até mesmo em fóruns sobre Bitcoin, o que pode parecer estranho tendo em vista que ele, Wright, se auto-proclama o criador do Bitcoin. A história fica mais intrigante à medida em que membros da comunidade passaram a teorizar que Wright era um empregado de Le Roux, que estava vagamente ciente do projeto do Bitcoin, então Wright passou a ser informante da polícia e ajudou a derrubar Le Roux, e depois de sua prisão, Wright conseguiu (através de um amigo de longa data e parceiro no crime, Dave Kleiman) colocar as mãos nas carteiras que continha, um milhão de Bitcoins. Porém, infelizmente para Wright, as criptomoedas de Solotshi estão trancadas em volumes TrueCrypt seguros e, desde então, ele vinha tentando quebrar a criptografia sem sucesso.

Um post de o4 de dezembro de 2018 sugerindo Le Roux é Satoshi Nakamoto

“Outro amigo de longa data de Craig, Calvin Ayre, montou armazéns de computadores para tentar quebrar a senha de Solotshi e desbloquear as vastas fortunas; Sua atividade de mineração é simplesmente uma fachada para fazer com que esses datacenters maciços pareçam legítimos. Craig está sendo criado como “o verdadeiro satoshi” para que, quando as moedas forem finalmente desbloqueadas, elas possam vendê-las legitimamente”, diz uma das teorias ligando as pontas entre Wright, Kleiman, Ayre e Le Roux.

Neste documento do caso Kleiman versus Wright, o defensor do Bitcoin SV afirma ter acesso a arquivos Truecrypt que ele não pode acessar e que seriam de Dave (mas que pessoas acreditam ser de Paul Le Roux).

Independente se Nakamoto é ou não um gênio do crime, cada dia fica mais claro que Craig Wright não é Satoshi Nakamoto, mas possivelmente seria uma das poucas pessoas a saber quem realmente ele seria ou estar muito perto do criador ou de pessoas que ajudaram na criação do Bitcoin.

Leia também: A guerra não acabou: Craig Wright processa Roger Ver

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.