Segurança

Conta da Jupiter é hackeada e promove memecoins falsas

Siga o CriptoFacil no

Hackers invadiram a conta principal da exchange descentralizada (DEX) Jupiter na rede social X nesta quarta-feira e promoveram uma memecoin falsa, causando perdas financeiras para vários investidores. Usuários do X relataram que perderam tokens Solana devido ao ataque.

A equipe da Jupiter Mobile rapidamente alertou os seguidores sobre o problema. “Hackers comprometeram a conta principal do Jupiter Exchange”, escreveram em um post. Eles pediram aos usuários que evitassem clicar em links suspeitos e garantiram que a equipe já trabalhava para restaurar o acesso.

Publicidade

O perfil da Jupiter no X divulgou uma criptomoeda duvidosa com o ticker $MEOW em uma série de postagens agora excluídas. A moeda parece ter se inspirado no nome do cofundador pseudônimo da Jupiter, Meow. Diversos usuários compartilharam screenshots que confirmaram a promoção suspeita do token.

Imagem: X

Memecoins falsas

O fundador da GM Capital, conhecido como Beanie, criticou duramente o ocorrido.

Traders perderam milhões instantaneamente nesse ataque à conta da Jupiter. Isso aconteceu em questão de minutos“, afirmou.

Além disso, ele destacou a ironia da situação: “É impressionante como confiamos bilhões de dólares nessas plataformas, mas elas não conseguem proteger suas redes sociais.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Enquanto a equipe da Jupiter tentava recuperar o controle da conta, vários usuários do X relataram a perda de seus tokens Solana. Muitos comentaram no post da Jupiter Mobile denunciando que foram vítimas do ataque.

Mesmo após a exclusão das postagens anteriores, a conta da Jupiter continuava comprometida até as 21h15 (horário do leste dos EUA). O invasor seguiu publicando postagens promovendo outro token suspeito, identificado pelo ticker $DCOIN.

Nos últimos meses, diversos incidentes destacaram a vulnerabilidade de contas no X (antigo Twitter) a ataques cibernéticos que promovem memecoins fraudulentas.

Publicidade

Em janeiro de 2025, por exemplo, a conta oficial da Nasdaq foi comprometida para divulgar a memecoin falsa “STONKS“. O hacker criou uma conta falsa no X, apresentando-a como afiliada à Nasdaq, e usou a conta oficial para retweetar o post promovendo a memecoin.

Dentro de poucas horas, a capitalização de mercado da memecoin disparou para US$ 80 milhões, apenas para colapsar logo em seguida.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

Este website usa cookies.