Economia

Consumo de eletricidade cresce com mineração clandestina de Bitcoin no Paraguai

O Paraguai vive agora o mesmo problema que a China vivia antes de banir a mineração de Bitcoin. A atividade ilegal de mineração de BTC está prejudicando as fontes energéticas do país. De acordo com a Administração Nacional de Eletricidade do Paraguai (ANDE), há um boom de mineração de BTC clandestina no leste do país, mais precisamente no departamento de Alto Paraná.

Ainda segundo a ANDE, isso pode comprometer a estabilidade elétrica da região que já sofre com quedas de energia devido à má infraestrutura. Conforme informou o engenheiro da ANDE, Miguel Ángel Báez, há um consumo crescente de energia elétrica pelos mineradores da criptomoeda. Mas, muitas vezes, eles se conectam à rede de forma clandestina para não pagar pelo serviço.

O especialista disse que as autoridades tentaram combater ligações clandestinas com operações e inspeções em Ciudad del Este. “No entanto, enquanto um está sendo desconectado, dois outros estão se conectando clandestinamente”, disse.

Mineradores de BTC ‘invadem’ o Paraguai

Báez afirmou que os mineradores estão usando grandes quantidades de energia sem pagar. Além disso, ele ressaltou que esses agentes ilegais estão se espalhando “consideravelmente” por todo o departamento do Alto Paraná. O engenheiro destacou que um único pool de mineração poderia absorver “toda a energia” de um gerador destinado a um conjunto habitacional.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Vemos que os mineradores de cripto estão instalados aqui em Ciudad del Este porque a demanda em nossas estações aumentou de forma considerável”, disse Báez, acrescentando que esse tipo de consumo ilegal está causando grandes prejuízos.

O Paraguai é um dos países da América Latina com maior atividade de mineração de Bitcoin e de outras criptomoedas. A nação responde por 0,15% da taxa de hash global da rede Bitcoin, de acordo com a Universidade de Cambridge.

A atividade de mineração neste país conta, sobretudo, com energia hidrelétrica. A nação é rica em rios e afluentes por meio dos quais a energia elétrica é gerada.

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.