A empresa de software de blockchain ConsenSys anunciou nesta terça-feira (25) a aquisição da plataforma Quorum. Trata-se de uma variante corporativa da blockchain Ethereum desenvolvida pelo JP Morgan.
“Com a adição do Quorum, a ConsenSys agora oferece uma gama completa de produtos, serviços e suporte para Quorum, acelerando a disponibilidade de recursos e capacidades, como funcionalidade de ativos digitais e gerenciamento de documentos”, diz o anúncio da aquisição.
Segundo o comunicado, o histórico de colaboração entre ConsenSys e JP Morgan é longo.
A parceria teve início após as organizações liderarem a criação da Enterprise Ethereum Alliance. Desde então, as empresas trabalham juntas em aplicativos da indústria desenvolvidos no Quorum.
As empresas explicam que, desde o lançamento do Quorum em 2016, elas têm colaborado para tornar o Ethereum a plataforma preferida para empresas que criam redes de negócios seguras e personalizáveis em escala.
O chefe global de Blockchain da JP Morgan, Umar Farooq, destacou que a criação do Quorum foi um marco para o JP Morgan.
A iniciativa foi pioneira tanto em termos de desenvolvimento de seu próprio protocolo de blockchain, quanto em software de código aberto para a comunidade de desenvolvedores:
“Estamos incrivelmente orgulhosos do uso do Quorum nos últimos anos e animados por ter a ConsenSys como parceira para levar essa visão adiante.”
Agora, a ConsenSys vai fundir seu roteiro de engenharia de protocolo com o Quorum. Desta forma, irá aproveitar o melhor de ambas as bases de código, segundo o comunicado.
Além disso, toda a tecnologia de protocolo Enterprise Ethereum da ConsenSys irá se enquadrar na marca ConsenSys Quorum. Portanto, os desenvolvedores terão a opção de escolher seu conjunto de tecnologia subjacente.
O Quorum, por sua vez, permanecerá com o código aberto e se tornará interoperável com outros produtos da ConsenSys. Assim, o JP Morgan será um cliente dos recursos e serviços da ConsenSys implantados no Quorum.
Sobre a parceria, o fundador e CEO da ConsenSys e cocriador da Ethereum Joseph Lubin destacou:
“Mesmo antes de o primeiro bloco no Ethereum ser extraído e a ConsenSys ser formada, colaboramos com o JP Morgan nas provas de conceito e sistemas de produção do Ethereum. Estamos muito entusiasmados em integrar o Quorum na pilha do ConsenSys Enterprise Ethereum”, disse.
Além da aquisição do Quorum pela ConsenSys, o JP Morgan também fez um investimento estratégico na companhia.
Seu objetivo é apoiar a missão da ConsenSys de ajudar os desenvolvedores a construir redes de próxima geração.
Por outro lado, visa permitir que as empresas lancem uma infraestrutura financeira mais poderosa.
Leia também: Ethereum pode ganhar mais segurança com nova atualização
Leia também: Criptomoeda valoriza 20% após ser listada na Binance
Leia também: Bitcoin pode superar R$ 1,5 milhão com a queda do dólar