Notícias

Conheça o protocolo LBRY que distribui músicas, vídeos, ebooks em uma blockchain

Siga o CriptoFacil no

Nos últimos anos, as plataformas de distribuição de conteúdo digital cresceram de forma significativa, com algumas tornando-se gigantes. A cada ano, novas formas de entreter e informar são criadas, mantendo esta indústria sempre em movimento.

Era questão de tempo até que a blockchain começasse a influenciar a forma como nos divertimos e nos informamos, e talvez a forma mais impactante seja o protocolo LBRY.

Publicidade

O que é o LBRY?

O crescimento das plataformas de distribuição de conteúdo digital tem sido ótimo para o público – até certo ponto. Problemas como direitos autorais, censura, privacidade e métodos de monetização passaram a afetar criadores e consumidores de conteúdo ao passo que estas plataformas tornaram-se mais populares.

Para solucionar essas questões, a descentralização e transparência de uma rede blockchain é totalmente apropriada. Esta foi a oportunidade aproveitada pelo LBRY.

O LBRY é um protocolo por meio do qual e-books, vídeos e músicas são disponibilizados ao público em uma blockchain. Ao baixar o aplicativo LBRY, o usuário tem acesso a todo conteúdo gratuito do protocolo. A facilidade de acesso ao conteúdo não se aplica apenas a quem consome, como também se aplica a quem produz – de forma muito simples, basta fazer o upload do arquivo junto com detalhes como o título, e selecionar se ele é pago ou gratuito.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No protocolo LBRY, por se basear em uma blockchain, questões como direitos autorais, censura e privacidade são facilmente resolvidas.

Monetização e LBC

Apesar da regra geral para os conteúdos disponibilizados no LBRY ser a gratuidade, outros conteúdos são monetizados. Nesse caso, o mercado de conteúdo digital é alimentado pelo token do protocolo LBRY Credit (LBC). O LBC é utilizado para que o conteúdo monetizado da rede seja acessado, sendo possível minera-lo.

Desta forma, tendo em vista que o token é baseado em uma blockchain, questões como censura tornam-se ainda mais difíceis – uma vez que o governo pouco pode fazer acerca de uma moeda não controlada por ele em uma rede também fora de seu controle.

Publicidade

Mais do que uma plataforma de distribuição de conteúdo digital, o LBRY é um protocolo que traz consigo a liberdade na forma como estes conteúdos são disponibilizados, beneficiando criadores e consumidores.

CriptoFácil no LBRY

Como portal de notícias do ecossistema de criptoativos, nada mais coerente do que o CriptoFácil estar presente em um protocolo como o LBRY. Buscando @criptomoedasfacil, é possível ter acesso aos vídeos de análises técnicas de criptomoedas e tutoriais do site.

Leia também: Brasileiros criam plataforma com blockchain para registro de direitos autorais

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.