Confira as diferenças de taxas em Balancer, Curve e Uniswap

Siga o CriptoFacil no

Com o objetivo de ajudar os usuários a escolhe qual exchange descentralizada (DEX) utilizar, o analista Yule Souza Andrade montou um comparativo entre as principais plataformas. De acordo com o analista, entender os custos de cada uma é fundamental para a eficiência do capital.

DEX é a plataforma usada para trocar tokens construídos na mesma blockchain sem a necessidade de custódia de terceiros. Atualmente, as DEXs são responsáveis pelo maior consumo de Gas na rede Ethereum.

Publicidade

Essas plataformas se popularizaram, porque, diferentemente das exchanges centralizadas, com a DEX, o investidor permanece com suas criptomoedas, tendo controle sobre elas.

Consumo de Gas pelas DEXs

De acordo com as estatísticas do The Block, o contrato relacionado à troca de tokens é um dos contratos que mais consome recursos da blockchain.

 

Embora esses sistemas tenham natureza não permissionada, negociar tokens usando DEX é caro e um fardo para alguns usuários.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mas, segundo o analista, se os investidores escolherem bem sua DEX, podem economizar milhares de dólares.

Comparação

Andrade explicou que cada DEX tem seu próprio método de realizar trocas. Assim, para comparar as taxas de diferentes plataformas, ele selecionou um denominador comum.

“Para cada um deles, um painel Dune foi configurado. Eles podem ser conferidos em: Balancer, Curve, Uniswap V2, Uniswap V3″, disse.

Publicidade

Como resultado, o estudo do analista revelou que não há diferenças significativas entre as DEXs analisadas.

“Três pools de pares compartilhados pelo Balancer e Uniswap V2 e V3 foram selecionados para comparação detalhada – USDC/WETH, WBTC/WETH e LINK/WETH. Como o método do Curve é diferente, alguns de seus pools são escolhidos para integrar a imagem. mas eles não participarão da comparação”, disse.

 

“O maior impacto sobre o Gas da transação é o número de processos que devem ser realizados para a transação. A diferença entre as trocas de 1 e 2 processos é mais significativa do que a diferença entre DEX”, observou.

Publicidade

Além disso, segundo o analista, dependendo do tamanho da transação, há outros fatores de custos de troca. Como exemplo, ele citou as taxas de LP ou slippage, que podem ter um impacto mais significativo no custo total.

“De uma perspectiva, no cenário do preço do Ethereum em US$ 2.000, com gás de 50 gWei, a diferença entre escolher Uniswap V2 em vez de V3 para a troca de 2 processos WBTC/WETH economizará US$ 3,12”, finaliza.

Leia também: Chefe da Medina Bank continua ofertando investimentos mesmo após ser indiciado 

Publicidade

Leia também: BCH, SOL e CAKE surfam na alta e podem saltar até 80%; confira os gráficos

Leia também: Blockchain na cadeia de produção vira tema de congresso de alimentação no Brasil

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.