Mercado

Comunidade da Ripple quer uma DAO para gerir o XRP

Siga o CriptoFacil no

A comunidade de entusiastas e detentores do token XRP, conhecida como Ripple Army, está em plena discussão sobre a possibilidade de criação de uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO) para gerenciar o XRP Ledger. O debate, que ganhou força nas últimas semanas na plataforma X, reflete o desejo de uma maior descentralização e governança comunitária no ecossistema Ripple.

O Ripple Army é composto por indivíduos e entidades que não apenas detêm o token XRP, mas também operam nós validadores na rede. Dessa forma, desempenhando um papel crucial na validação das transações e na segurança do sistema.

Publicidade

No entanto, a crescente insatisfação com a gestão centralizada da Ripple Labs, a empresa responsável pela criação do XRP, levou muitos membros da comunidade a questionarem o modelo atual e a proporem a criação de uma DAO.

Uma DAO é uma organização digital que permite aos membros da comunidade participarem ativamente das decisões de governança, sem a necessidade de uma autoridade centralizada. Essa estrutura tem o potencial de descentralizar ainda mais o XRP Ledger, reduzindo o controle da Ripple Labs e aumentando a participação dos detentores de tokens.

Comunidade Ripple quer DAO para XRP

Três questões principais emergiram nas discussões entre os membros da comunidade: a necessidade de uma DAO no XRP Ledger, se os projetos baseados no Ledger que emitem tokens devem repassar benefícios aos detentores, e se os detentores de XRP devem ter participação nos lucros da empresa de remessa de pagamentos ou do próprio Ledger.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O usuário @DarkhorseDNME4, uma voz ativa no X, expressou sua frustração com a falta de valorização do token XRP, apesar dos avanços tecnológicos promovidos pela Ripple Labs, como o lançamento do Automated Market Maker (AMM) no XRP Ledger.

Em um tuíte, ele questionou a eficácia das ações da empresa em agregar valor real ao preço do token. Além disso, destacou o uso de bots e outras práticas que, segundo ele, não beneficiam a comunidade.

De acordo com dados recentes da plataforma de análise Santiment, houve um aumento de quase 25% nos endereços ativos de XRP entre 31 de agosto e 2 de setembro. Isso indica um crescimento na participação da comunidade e possivelmente um aumento no interesse por parte dos traders.

Publicidade

Esse aumento na atividade on-chain pode ser um reflexo direto das discussões em torno da possível criação de uma DAO e da crescente pressão por mudanças na governança do XRP Ledger.

Apesar da queda prolongada do preço do XRP desde julho de 2023, uma análise técnica sugere que o token pode estar se aproximando de uma recuperação.

“Com o suporte em torno de US$ 0,55, há uma expectativa de que o XRP possa testar novamente o nível de resistência de US$ 0,6217. No entanto, o Índice de Força Relativa (RSI) abaixo do nível neutro indica uma falta de impulso positivo, o que pode dificultar essa trajetória de alta”, aponta a analista Ekta Mourya.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.