Pessoal, para o vídeo de hoje eu reuni algumas dicas de como você pode gastar melhor o seu dinheiro, de maneira que você possa enfim iniciar os seus investimentos da melhor maneira possível.
Muita gente me diz que não consegue guardar nada do salário que ganha, e eu sempre pergunto: Mas você está gastando bem o seu dinheiro? Será que você não poderia gastar melhor?
E a resposta é sempre a mesma: “mas Felippe, o que seria gastar melhor? Você pode me dar algumas dicas de como controlar isso?”
Então eu separei algumas dicas que eu utilizo até hoje no meu dia a dia. Elas me fazem gastar melhor o meu dinheiro e me ajudam na tomada de decisão.
Fiz uma lista de sugestões que poderão lhe apontar um “norte”.
Você sabe quais são todas as suas contas fixas? Sabe quanto elas custam? Por incrível que pareça, muita gente não sabe ao certo qual os seus custos fixos, e isso é muito grave na hora de gastar o seu dinheiro.
Às vezes você pode comprometer alguma conta fixa com algum gasto que você não poderia ter feito. Então minha dica é: anote tudo.
Calcule todas as suas despesas e estipule uma meta de quanto pretende economizar. No dia a dia, anote todos os seus gastos.
Todos mesmo, incluindo os centavos.
Pois é, pessoal. Essa é uma tarefa muito difícil, eu sei. Mas o cartão de crédito, se mal controlado, pode se tornar o maior vilão na hora de você economizar o seu dinheiro.
O crédito, sem dúvidas, torna a vida das pessoas mais fácil. Mas os cartões podem ser uma armadilha se não forem bem controlados.
Para guardar dinheiro, deixe o cartão em casa e use apenas em emergências.
Estudos recentes mostram que as pessoas chegam a gastar até 30% menos quando fazem compras à vista.
Gente, essa é uma velha máxima que é muito verdade. Sabe aquele papo de “nunca monte sua marmita com fome” ou “nunca vá ao mercado com fome”? Ela é muito verdadeira.
Ir ao mercado sem uma lista de compras pré-definida é pedir para gastar mais. Os corredores dos mercados são planejados para pegar os clientes desprevenidos.
Uma dica que eu adotei no meu dia a dia é fazer compras on-line. E eu já fazia a minha lista de compras mas, mesmo assim, eu ainda acabava comprando algo a mais.
Quando mudei para compras on-line, esses gastos extras desapareceram, e isso no final do mês faz muita diferença.
Eu sei que essa é uma tarefa super difícil, mas de tempos em tempos eu reservo um tempo para me “desinscrever” de todos aqueles e-mail marketings que me induzem a gastar.
As lojas costumam usar este mecanismo como ferramenta para atrair o usuário até seus sites. Se você morder a isca, tem grandes chances de fazer gastos desnecessários.
Para evitar isso, cancele isso, ou mova diretamente para o spam.
Os gastos com alimentação fora só crescem. O problema é que jantar ou almoçar fora todos os dias pode ser um furo no seu orçamento. Por isso, adquira o hábito de cozinhar sua própria comida.
Além de mais saudável, você vai economizar.
E isso vale também para o almoço. Sempre que possível, leve uma marmita ao trabalho.
Mude a data de vencimento de todas as suas contas fixas para logo após o dia em que cai o seu salário. Assim, fica bem mais fácil se organizar.
O dinheiro entra, você já paga tudo o que deve e fica na conta apenas o dinheiro “extra”, e é com essa sobra que você precisa se planejar, tanto para gastar melhor quanto para investir.
O assunto dinheiro, muitas vezes, pode ser um tabu — um assunto “não falável”. Mas sim, gente, isso precisa ser conversado.
Se você é casado, o tema dinheiro deve fazer parte do dia a dia do casal. Se tem filhos, o mesmo vale para a família.
Transparência e sinceridade são os caminhos mais fáceis para conseguir organizar as contas e gastar melhor.
Pessoal, essa talvez seja a dica mais importante dessa lista. Não dependa apenas de uma única fonte de renda.
Para que ficar dependendo apenas do seu salario, quando você pode distribuir os ovos em varias caixinhas?
Já pensou e pegar um trabalho freelance pra fazer a noite ou nos fins de semana? Ou então que tal transformar um hobby em uma nova fonte de renda?
Leia também: Conheça 7 dicas para gastar melhor seu dinheiro
Leia também: Trader que previu alta do Bitcoin revela 3 criptomoedas para investir
Leia também: Afinal, o que são os investidores institucionais?
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.