Educação

Como comercializar NFTs? Criamos um guia completo para você começar!

Apenas em 2021 o mercado de NFTs movimentou cerca de 17,6 bilhões de dólares, o que equivale a 90,8 bilhões de reais. A pergunta que fazemos é: quem não deseja ter uma fatia desse mercado?

Esse mercado ainda é bastante aquecido, sobretudo graças aos chamados jogos play-to-earn, que requerem, como ferramenta, NFTs para que o jogador possa ser habilitado para jogar.

Esses NFTs servem como uma espécie de passe de entrada e, sem eles, o jogador não consegue aproveitar o game.

Dessa forma, com um jogador mais exposto à ideia de aquisição de um NFT, outros ativos digitais também acabam por entrar em cena, como artes, memes, fotos, vídeos e música, que podem também fazer parte da cesta de consumo digital desse jogador de play-to-earn.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Embora o cenário, pelo menos nesse momento, seja absolutamente especulativo, é importante sempre lembrar que quando se trata do mercado de criptografia isso tende a ser também uma das suas marcas.

No entanto, essa marca de especulação deve, com o tempo, se tornar menos evidente, sobretudo porque é fato que essa tecnologia já tem seu lugar no espaço de investimentos e de consumo digital, de forma geral.

Além disso, são muitas as empresas – Nike e Adidas, por exemplo, já têm projetos para o metaverso, o que implica na compra de um NFT, portanto – que estão investindo nesse mercado.

Mas, para além de coleções milionárias – como a Bored Ape Yatch Club – e terrenos em metaversos, o mercado de NFTs também se mune de pequenas coleções, de ingressos para eventos, para certificações de marcas e, ainda, de artistas independentes.

Nesse mercado, portanto, há espaço para todo mundo que deseje, de alguma forma, promover suas produções, vender suas melhores obras de arte, suas músicas e até mesmo vídeos ou pequenos curtas. Ou seja: o mercado está aberto.

O que são os NFTs?

Os NFTs são aplicações financeiras digitais totalmente intercambiáveis, mas específicas e, sobretudo, individuais.

Na prática, funciona da seguinte maneira: uma moeda de um real é um item fungível. Isso quer dizer que o valor que esse item tem, impresso em sua face, é o valor que ele tem no mundo real, que serve de referência para as trocas que desejarmos fazer.

Se quisermos trocar um item fungível por outro item, basta que troquemos por aquele de igual valor cunhado em sua face. Assim, um real trocado por outra moeda de um real será uma troca compatível, dado que estamos falando de algo que tem seu valor intrínseco.

Agora, quando se trata de um token não-fungível, estamos falando de algo que não tem um valor que é atribuído em sua face. Um NFT é um item único, que tem seu valor atribuído pelo próprio mercado a depender da sua valorização.

Seria como, portanto, uma moeda sem qualquer uso, como item de colecionador. Essa moeda deixa de ter seu valor, portanto, atribuído por aquele que está cunhado a ela. Dessa forma, ela passa a ser um item com um valor próprio e igualmente único.

É dessa mesma forma que devemos observar os NFTs. Eles são itens de valor determinado por diferentes situações, como seu grau de raridade, por exemplo, ou mesmo pela forma como são buscados no mercado de ativos digitais. Ou seja, por sua demanda.

A oferta dos NFTs também é bastante reduzida. Por alguma razão, a cunhagem gira sempre em torno de dez mil unidades. Isso faz com que uma coleção de NFTs seja bastante disputada no mercado, dado que a sua oferta é reduzida e, portanto, sua demanda será sempre maior.

Assim, vale sempre ficar de olho nessas composições do mercado que determinam o valor de um NFT.

O que é preciso fazer para atuar no mercado de NFTs?

Certamente, uma das maiores vantagens relacionadas aos criptoativos, como um todo – tokens, criptomoedas, NFTs e tudo o mais -, é o fato de que estamos sempre falando de um mercado totalmente descentralizado.

Quando se trata da economia criada pela blockchain, estamos sempre tratando de um universo em que não existe qualquer tipo de intermediário.

Não temos bancos centrais, agências de regulação ou mesmo qualquer instituição financeira.

Dessa forma, os valores que são negociados, seja em uma compra, seja em uma venda, sempre passam de vendedor para comprador e vice-versa, sem qualquer tipo de intermediação – a não ser que você faça uma aquisição via marketplace ou exchange.

Todas as transações envolvendo NFTs acontecem da mesma maneira que ocorrem as transações feitas com criptomoedas. Em um processo de compra ou de venda, os itens são transferidos de uma carteira para outra carteira.

Cada transferência também gera um registro na blockchain, ainda que seja uma transação feita por um marketplace especializado, tal como a OpenSea, por exemplo.

Além da comercialização de NFTs, também vale lembrar que é possível criar NFTs nessas plataformas, que possuem ferramentas específicas para tal. Cada criação também gera um registro na blockchain, conforme poderemos ver na sequência.

Como criar um NFT?

Para te ajudar a criar seus primeiros NFTs e comercializá-los em plataformas digitais especializadas, criamos um passo a passo para te ajudar. Veja a seguir:

Crie uma carteira digital

Antes de qualquer coisa, para vender NFTs é preciso criar uma carteira digital. Você pode criar qualquer uma que ofereça suporte para NFTs.

Atualmente, a carteira mais utilizada é a MetaMask, que tem compatibilidade com dezenas de criptomoedas e oferece suporte também para NFTs.

No entanto, fica um aviso: é fundamental ter cuidado com as senhas de acesso das carteiras digitais, sobretudo porque, como todas as transações feitas com criptoativos são descentralizadas, não há qualquer suporte que possibilite a recuperação de dados.

Dessa forma, caso você perca a senha da sua carteira ou crie uma que é mais vulnerável, você pode expor os seus ativos financeiros digitais à ação de cyber criminosos, o que é uma péssima ideia.

Portanto, crie uma senha forte, contendo números, caracteres especiais, espaços, letras em caixa alta e em caixa baixa. Isso irá permitir que você tenha maiores chances de salvar seus dados caso seja necessário, além de tornar a sua carteira mas protegida.

Por fim, não deixe de anotar a sua senha em um local seguro, preferencialmente offline. Dessa forma, você poderá resgatá-la sempre que desejar acessar a sua wallet.

Crie uma conta em uma exchange

Uma vez que a sua carteira tenha sido criada, agora é necessário criar uma conta em uma exchange de criptomoedas, que pode, inclusive, prestar assessoria para a criação da sua carteira, bastando, para isso, seguir o passo a passo que costuma ficar disponível.

As exchanges funcionam como casas de câmbio, em que é possível negociar a compra de criptomoedas diversas, como Bitcoin, Ether, Solana e Cardano, entre outras.

O processo de criação de uma conta em uma exchange é necessário para que você converta seus fundos – sejam eles em criptomoedas ou em reais – e tenha acesso, também, a outros tipos de criptomoedas nas quais você possa desejar investir.

Vale sempre informar que é necessário prestar bastante atenção no momento de criar a sua conta em uma exchange, sobretudo para que você não caia nas graças de uma exchange fraudulenta ou mesmo de criminosos.

Dessa forma, busque sempre por instituições confiáveis, como a FTX, Binance ou mesmo Coinbase.

Assim, você deixará seus fundos sempre seguros.

Crie seu cadastro em um marketplace de NFTs

Para que você possa criar seus NFTs e comprar seus ativos, é necessário que você realize um cadastro preliminar e isso vale para qualquer marketplace de NFTs, vale dizer.

Na OpenSea, por exemplo, basta que você conecte a sua carteira digital por meio do seu navegador para habilitar o seu acesso às ferramentas mais complexas do marketplace, como a de criação de NFTs.

Em alguns marketplaces, dentre eles a OpenSea, já é possível pagar por suas demandas digitais com cartão de crédito. Ainda assim, no entanto, é necessário ter uma carteira de criptomoedas conectada ao marketplace, vale dizer.

Isso porque é por meio da carteira que o marketplace terá acesso aos seus NFTs e segundo porque algumas das taxas de transação ainda serão cobradas em criptomoedas – por conta disso é que é tão importante criar uma conta em uma exchange e comprar criptomoedas.

No caso da OpenSea estamos falando de Ether. Portanto, adicione Ether em sua wallet antes de tentar fazer a cunhagem dos seus primeiros NFTs na plataforma.

Listamos, além desses pontos, alguns outros que devem ser foco da sua atenção no momento da criação de um NFT:

Os NFTs são restritos à blockchain em que foram cunhados

É sempre necessário frisar que os NFTs que você criar em uma rede ficarão, quase sempre, vinculados para sempre a essa rede. Dessa forma, se você criar um NFT na blockchain Ethereum, só poderá vender para outra pessoa que esteja nessa mesma rede.

Tenha provisões em criptomoedas na rede em que será cunhado o NFT

Um ponto dos mais importantes é que você sempre deverá ter alguma provisão em criptomoedas sempre que for fazer a cunhagem de um NFT.

Isso porque é necessário pagar algumas taxas para a blockchain, como a taxa de gás, por exemplo.

Assim, no caso da OpenSea, tenha alguma provisão de Ether em sua carteira.

Verifique em quais blockchains o marketplace atua

Até esse momento falamos apenas da OpenSea, que utiliza a blockchain Ethereum para fazer a cunhagem dos seus ativos.

No entanto, em outros marketplaces é possível encontrar outras redes ou várias redes disponíveis. Portanto, verifique antes em quais blockchains o marketplace atua para ter fundos suficientes para fazer o pagamento das suas taxas.

Crie o seu projeto

Quando falamos de NFTs é sempre necessário lembrar que estamos falando de itens digitais que podem remeter a diferentes conteúdos artísticos, como, por exemplo, música, vídeo, animações, artes digitais, ingressos e qualquer outro item que seja único e digital.

Por conta disso, coloque todas as suas habilidades em jogo e produza algo realmente único, que seja resultado de um projeto artístico.

A partir dos resultados da sua criação, será possível, então, criar um NFT. Para isso, basta que você faça o upload do arquivo na plataforma da sua escolha, inserindo os dados da obra, tais como nome e a sua descrição.

No entanto, é necessário lembrar que é fundamental conhecer esse mercado antes.

Se você fizer um exercício de observação, notará que as coleções mais famosas e mais valiosas do mercado são extremamente simples. Algumas valem milhões de dólares e trazer personagens únicos e absolutamente simples.

Reforçamos a simplicidade nesse caso porque o que mais vale quando se trata de um NFT é a sua forma de representar uma ideia e, sobretudo, o fato de ser muito exclusivo.

Dessa forma, seja ousado, mas reconheça esses pontos do mercado.

Quanto custa criar um NFT?

Depende. Não existe qualquer possibilidade de criar um NFT sem gastar nada. E, dessa forma, vender um NFT também exige que você gaste algo, certo?

Isso porque você pode vender NFTs que você compra ou que você mesmo cria utilizando a mesma plataforma em que você o criou, como a OpenSea, por exemplo.

A taxa cobrada em transações de vendas na OpenSea será sempre de 2,5% sobre qualquer transação. Além disso, também há uma taxa de gás cobrada.

Em relação ao processo de criação do NFT você pode ter de pagar até 200 dólares Concluindo…

Aproveitar o mercado de NFTs é sensacional e, por meio dele, é possível realmente fazer com que haja algum rendimento para a sua conta, sobretudo quando a sua coleção de NFTs faz sucesso e a sua cotação de mercado aumenta rapidamente.

No entanto, embora criar um NFT seja um processo relativamente simples, é necessário lembrar que isso realmente custa dinheiro e, por conta disso, é fundamental que você crie uma boa estratégia para obter os rendimentos desejados!

Leia também: O que é DeFi? Conheça a definição e seus casos de uso

Leia também: Saiba o que é Ethereum com 10 perguntas e respostas

Leia também: O que é Bitcoin? Guia completo sobre o que você precisa saber

Compartilhar
CriptoFácil

CriptoFácil é o usuário oficial por trás do criptofacil.com, um portal líder dedicado à disseminação de informações confiáveis e atualizadas sobre o universo das criptomoedas e tecnologia blockchain. Com 8 anos de experiência no setor, CriptoFácil não apenas cura conteúdos informativos, mas também estrutura páginas essenciais do site, como a homepage, sobre nós, contato, política de privacidade, entre outras, assegurando que os visitantes tenham acesso fácil e seguro às informações que procuram.

This website uses cookies.