Uma das maiores empresas que movimenta boa parte de bitcoin, foi surpreendida no dia de ontem 18/11, quando receberam uma ordem judicial expedida pelo Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, o motivo que o governo dos EUA está buscando a identidade dos usuários Coinbase para efeitos fiscais com base em evidências de que eles podem ter violado as leis fiscais dos EUA.
Em publicação no blog da Coinbase, eles informam que o governo do EUA, está buscando a divulgação dos registros de todos os clientes Coinbase norte-americanos ao longo de um período de três anos.
Parece que desta o governo americano, está bem preparado, com esta petição foram 3 anos de investigação e monitorização de gastos financeiros de alguns americanos, o principal elemento que usaram para chegar até algumas pessoas foram os gastos com o cartão de crédito e contas bancárias do cidadão, o que levantou suspeita para Internal Revenue Service (IRS) órgão responsável pela declaração de imposto de renda do país.
Nossos clientes podem estar cientes de que o governo dos EUA entrou com uma petição civil, ontem, em tribunal federal buscando a divulgação dos registros de todos os clientes Coinbase norte-americanos ao longo de um período de três anos.
Coinbase Inc., é uma empresa que opera uma carteira bitcoin e troca por outras moedas
Com sede em San Francisco, Califórnia de acordo com seu website (www.coinbase.com), atualmente, a empresa oferece funcionalidades de compra e venda em 32 países, mantém mais de 4,9 milhões de carteiras disponível em 190 países, 3,2 milhões de clientes atendidos e US$ 2,5 bilhões trocadas em bitcoin.
A Coinbase iniciou suas atividades em junho 2012 como Serviço de carteira digital.
Em outubro de 2012, a empresa lançou a capacidade de comprar e vender bitcoin através de transferências bancárias.
Em 2014, Coinbase cresceu para um milhão de usuários, adquiriu o serviço de explorador blocos a Blockr e a companhia de bookmarking da correia Kippt, seguro que cobre o valor de bitcoin armazenado em seus servidores, e lançou um “sistema de vault” para armazenamento seguro de bitcoin.
Ainda 2014, a Coinbase também realizou parcerias com Overstock, Dell, Expedia, Dish Network, Time Inc. e Wikipedia, Braintree e PayPal em aceitar pagamentos em bitcoin.
Em janeiro de 2015, a Coinbase recebeu US $ 75 milhões adicionais de vários investidores incluindo a Bolsa de Valores de Nova York e uma subsidiária da USAA. De acordo com a Coinbase, a primeira vez que qualquer instituição financeira tradicional tinha tomado participações diretas em uma empresa bitcoin.
A partir de dezembro de 2015, a Coinbase tem quatro produtos principais:
O Shift Card é um cartão de débito com marca VISA que permite que os usuários da Coinbase nos vinte e quatro estados e Washington, D.C.) possam gastar bitcoin em qualquer lugar onde VISA é globalmente aceite.
Esses são alguns motivos que levou a toda essa investigação, a petição na íntegra você pode encontrar em PlainSite.
Por fim Coinbase declara o seguinte:
Embora a prática geral do Coinbase é cooperar com as investigações policiais devidamente orientadas, estamos extremamente preocupados com a amplitude indiscriminado de pedido do governo. Direitos de privacidade dos nossos clientes são importantes para nós e nossa equipe jurídica está em processo de examinar a petição do governo. Na sua forma atual, vamos opor a petição do governo no tribunal. Vamos continuar a manter nossos clientes informados sobre a evolução deste assunto.
Uma coisa é certa com este caso, o governo de qualquer tem mãos uma enorme “arma” contra aqueles que sonegam impostos ao estado, tanto monitorando transações bancárias como solicitando dados de clientes em empresa que operam com bitcoin.