Mercado

Coinbase conversa com MakerDAO para evitar ‘depeg’ da DAI

A exchange de criptomoedas Coinbase quer  uma parceria com o MakerDao. A empresa apresentou um plano para impedir que o Maker mude, pelo menos por enquanto, o apoio de sua stablecoin DAI.

A proposta da Coinbase é que o Maker DAO não venda toda a sua reserva em USD Coin (USDC). E, para a Maker manter a reserva, a Coinbase vai oferecer um retorno anual em troca de um depósito milionário de USDC da Maker.

Especificamente, a Coinbase fornecerá um retorno anual de 1,5% ao Maker se o protocolo investir 1,6 bilhão de USDC. Isso significaria um lucro de US$ 24 milhões por ano para a Maker. Além disso, não implicaria em custos para a transferência da custódia dos fundos.

No entanto, a proposta da Coinbase exigiria uma grande mudança na gestão de fundos da MakerDAO. Ao mesmo tempo, implicaria a participação de uma entidade centralizada, caminho oposto ao que o DAO busca trilhar.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Coinbase quer controlar as reservas do DAI

A proposta da Coinbase surgiu depois que Rune Christensen, fundador da Maker, escreveu sobre a possibilidade de a DAI trocar suas reservas em USDC. Hoje, estas reservas equivalem a 52% da colateralização total de DAI.

Contudo, a execução do plano de Christensen pode resultar na perda de paridade da stablecoin com o dólar. Destaca-se que foi mais ou menos isso que ocorreu com o UST da Luna. Porém, no caso da DAI, um ‘depeg’ seria algo programado.

A proposta de Christensen visa manter a descentralização como princípio fundamental na DAI. A proposta dele surgiu depois que o emissor de stablecoin USDC, a Circle, congelou endereços que haviam sido usados ​​pelo misturador de transações Tornado Cash.

Na plataforma de governança MakerDAO, é detalhado que a proposta da Coinbase responde à Proposta de Melhoria do Maker (MIP) 13c3-SP12. Nele, é declarada a intenção do Maker de investir as garantias em stablecoins DAI para gerar lucros com elas.

Por um lado, há quem acredite que a Maker deveria aceitar a oferta da Coinbase. Entre eles está o próprio Rune Christensen, que afirma que a ideia não prejudica seu plano de ‘acabar’ com as reservas no USDC até 2026.

Leia também: Baleia vende 5.000 Bitcoins e analistas apostam em alta

Leia também: Pare de perder dinheiro com criptomoedas

Leia também: Falhas na validação de blocos Ethereum ocorrem após ativação da Bellatrix

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.