Categorias Notícias

Cinco países da União Europeia juntam-se contra a Libra do Facebook

Siga o CriptoFacil no

Cinco países membros da União Europeia (UE) juntaram-se para lutar contra a emissão da stablecoin Libra do Facebook.

Após uma série de reuniões privadas em outubro, a França lidera o esforço anti-Libra juntamente com a Alemanha, a Itália, a Espanha e a Holanda, informou a o site Politico Europe.

Publicidade

Citando fontes familiarizadas com o assunto, o Politico afirma que os vice-ministros das finanças dos países apresentaram sua posição unificada contra a Libra a outros ministros da UE em uma reunião privada ocorrida em 28 de outubro em Bruxelas, capital da Bélgica.

Segundo o relatório, o grupo pretende impedir o lançamento da Libra na Europa, além de aumentar a pressão sobre o Facebook e outros membros da Fundação Libra para desistir do projeto. Diplomatas da zona do Euro e funcionários da Comissão Europeia (EC, na sigla em inglês) confirmaram ao Politico que a coalizão está incentivando os governos da UE a considerar proibir completamente a Libra.

A Comissão Europeia não pode proibir a Libra sem uma razão legal

No entanto, uma proibição completa da Libra pode ser problemática para a Comissão, disseram as autoridades. Segundo o Politico, tal ação exigiria que Bruxelas forneça uma razão legal para proibir a iniciativa, além de mais detalhes sobre quais regras devem ser aplicadas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, os funcionários da CE também pediram mais cautela contra medidas rigorosas em relação à Libra, levantando preocupações sobre seu impacto negativo no desenvolvimento de novos produtos e serviços baseados em tecnologia na União Europeia.

De acordo com o Politico, os funcionários estão trabalhando em uma declaração que será lançada em dezembro, na qual afirmam que o lançamento da Libra não deve autorizado, a menos que a UE possa regulamentá-la. França, Alemanha e Itália já haviam sugerido a ideia de banir a Libra na reunião do G7 em meados de outubro, depois que os ministros das finanças discutiram os riscos associados às stablecoins, observa o relatório.

Leia também: Supostos parceiros do Facebook ainda não injetaram dinheiro na Libra, afirma BBC

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.