Um projeto na Noruega rural, Liberstad, tem como objetivo criar uma cidade privada, livre de impostos para os libertários que respeitam o princípio de não-agressão e os direitos de propriedade privada.
Segurando uma pré-venda agora, os organizadores do projeto aceitam bitcoin para a compra de terrenos e planejam torná-lo a principal moeda da cidade. O site Bitcoin.com conversou com John Holmesland, o gerente geral da empresa que opera Liberstad, para saber mais sobre como o projeto está progredindo.
Holmesland e sua equipe começaram a procurar propriedades em Liberstad em agosto de 2015 e encontraram Fazenda Tjelland com o “tamanho apropriado, localização, internet e conexão elétrica, abastecimento de água, bom terreno de construção e nenhum morador permanente nas propriedades vizinhas”, disse Bitcoin.com. Um acordo foi feito para alugar esta propriedade até 19 de maio para dar-lhes tempo para vender, pelo menos, 15 hectares de terras, em seguida, comprar a propriedade por 5 milhões de coroas norueguesas. Para a pré-venda, que começou em 15 de agosto do ano passado, Holmesland disse:
Nós aceitamos somente coroa norueguesa (NOK) e bitcoin (BTC) para o pagamento das terras vendidas através da pré-venda.
Cada parcela de 1000 m² custa 35.000 NOK (cerca de 4.000 USD), e o preço de reserva é 7.000 NOK (aproximadamente 800 USD). Se o objetivo de venda de terras for atingido, o desenvolvimento começará em 1 de junho. Depois de regionalizar e esperar que o governo aprove o plano de desenvolvimento, Holmesland estima que o projeto completo poderia começar dentro de 24 a 36 meses. Durante esse tempo, a equipe planeja construir estradas, acampamentos e áreas de concerto para os proprietários usarem gratuitamente.
Inicialmente, a equipe tem como objetivo “criar uma cidade completamente privada onde todas as terras sejam de propriedade privada, e todos os serviços “públicos” são prestados por agentes privados através de meios voluntários”, Holmesland ainda acrescentou que:
Nosso objetivo global a longo prazo é um dia fazer Liberstad uma cidade-estado autônoma com sua própria economia, muito semelhante a Hong Kong, Cingapura ou mesmo Mônaco, mas sem política, impostos e políticos.
Em Liberstad, os serviços básicos da cidade, tais como jardins de infância, escolas, hospitais, casas de repouso, serviços de segurança privada, coleta de lixo, tribunais arbitrários e companhias de seguros serão fornecidos “no mercado interno ou através de organizações voluntárias isentas de qualquer imposto”, ele descreveu.
Houve mais de 500 aplicações e pelo menos 120 pessoas colocaram uma ordem de compra de terras em Liberstad, Holmesland revelou. Desse grupo, 63 pessoas pagaram o depósito até o momento. Ele detalhou ainda mais:
Há agora 63 pessoas que reservaram um total de 10,5 hectares de terra em Liberstad. Estas são as pessoas que pagaram o depósito de segurança e assinaram o contrato de compra. Isso deixa 4,5 hectares de sobra, que precisamos vender antes que possamos prosseguir com a compra de toda a propriedade.
Os residentes de Liberstad podem tornar-se membros do registro de negócios do mercado interno de Liberstad (LIMBR) que é “um mercado fechado exclusivo para os residentes”, Holmesland disse. Os residentes podem usar “qualquer meio de troca que desejem, exceto as moedas nacionais”, ele elaborou, observando que:
“O registro de negócios de Liberstad é livre para residentes da Noruega participarem, mas uma das exigências é que eles não podem aceitar moedas nacionais. Se você quiser aceitar a moeda norueguesa você terá que registrar um segundo negócio com o governo norueguês.”
As empresas que querem aceitar kroner norueguês têm que “seguir a lei norueguesa e regulamentos e pagar impostos e IVA”, Holmesland acrescentou, que eles também podem ter que se registrar com o registro de negócios norueguês. Uma empresa pode ter dois registros; Uma com o governo norueguês para aceitar coroa norueguesa e outra com a LIMBR para aceitar qualquer outra coisa.
A equipe de Liberstad estabeleceu uma corporação sem fins lucrativos norueguesa, chamada Liberstad Drift AS, que é a operadora da Liberstad, para fornecer e facilitar os serviços públicos da cidade. Liberstad Drift AS pode aceitar NOK e bitcoin. IVA e outros impostos que o estado da noruega exige será adicionado para todas as transações da coroa.
“Usamos o Bitpay para todas as transações do Bitcoin. Vamos também aconselhar todos os outros negócios em Liberstad a fazer o mesmo”, Holmesland disse. Além disso, a Liberstad Drift AS planeja oferecer descontos aos clientes que pagam com bitcoin por todos os seus serviços, uma vez que a Liberstad esteja em operação. Isso é para incentivar as pessoas a começarem a usar bitcoin, explicou, acrescentando que:
Somos grandes entusiastas de qualquer tipo de livre-mercado e nós vamos apoiar o Bitcoin o tanto quanto pudermos. Acreditamos que bitcoin é uma das melhores, se não a melhor, moeda de livre-mercado do mundo no momento.
Os planos futuros da Liberstad incluem educar e divulgar informações sobre economia e os benefícios do livre-mercado e da livre concorrência de criptomoedas.
“Também planejamos usar a tecnologia blockchain como um sistema de registro para contratos, títulos de propriedade, IDs e mais”, revelou. Além disso, a equipe contempla estabelecer sua própria moeda local para o mercado interno que é apoiado ou vinculado ao bitcoin, de modo que as transações são mais rápidas e mais baratas.
O governo municipal de Marnardal é responsável pelo zoneamento, imposto de propriedade e serviços municipais onde Liberstad está localizado. “Começamos nosso diálogo com o governo local antes de assinarmos o acordo de compra e eles foram positivos sobre nossos planos como o projeto vai aumentar o crescimento populacional ea atividade no município”, Holmesland afirma. No entanto, eles não abriram um diálogo com o governo nacional sobre Liberstad.
De acordo com ele, “O Município de Marnardal não tem atualmente imposto sobre a propriedade” e “não existem impostos ou taxas para possuir parcelas de terra em Liberstad”. Embora não haja garantia de sucesso, a equipe planeja trabalhar com o governo local para garantir que não haverá impostos sobre a propriedade adicionados no futuro.
Dois outros projetos de cidades libertárias também propõem usar o bitcoin como sua moeda primária: O mais famoso é Liberland, um país privado que está sendo desenvolvido em uma pequena parcela de terra entre a Croacia e a República Checa. Pouco conhecido, mas não menos importante, é o projeto Fort Galt em Valdivia, no Chile. O novo criador do projeto de desenvolvimento, já comprou suas terras, e está muito mais próximo do conceito de Liberstad do que de Liberland. Ele oferece locais de trabalho, casas de férias e residências permanentes para os amantes da liberdade. Enquanto Liberland ainda está tendo problemas com os governos locais ainda não reconhecendo sua soberania, Liberstad e Fort Galt estão ambos trabalhando dentro de governos existentes para criar um oásis de liberdade.
Você gostaria de mudar para Liberstad? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.