Na manhã de 14 de maio, falando no 17º Congresso Popular da Província em Chengdu, Luo Qiang, o prefeito de Chengdu disse que vai acelerar a construção de um centro financeiro na cidade movido a blockchain.
“Chengdu acelerará a construção da plataforma de serviços de financiamento e garantia de propriedade intelectual com blockchain. Vamos promover o estabelecimento de um centro de negociação de ativos digitais para promover o piloto do yuan digital da China“, disse.
Qiang também apontou que grandes esforços serão feitos para desenvolver uma nova economia. Desta forma, segundo o prefeito, a cidade vai promover ativamente a construção de uma economia digital. Assim, objetivo é acelerar o desenvolvimento de aplicações em blockchain, 5G e Inteligência Artificial.
Atualmente, os testes com o CBDC da China, o Yuan Digital, estão concentrados principalmente em empresas de varejo. No entanto, nas cidades que participam dos testes eles estão abertos somente a funcionários do governo e cidadãos selecionados.
De acordo com relatos, a wallet da moeda digital da China possui algumas funções como exchange e gerenciamento de diferentes ativos. Além disso, a carteira também permite rastrear transações e transferências instantâneas entre wallets.
A região de Chengdu vem sendo descrita como um dos novos hubs de inovação da China. O motivo desta ascensão seria o rápido desenvolvimento econômico que também se inclina para a tecnologia.
Assim, relatórios do Governo chinês sugerem que os testes de aplicação de novas tecnologias na região se concentram principalmente em empresas de varejo, incluindo fornecedores de alimentos.
A região também tem ambições de se tornar o centro financeiro da China. Por isso, abriga startups que vem apresentando crescimento significativo na China, como a Codoon.
No início de 2019, a capital da província de Sichuan, Chengdu, lançou uma plataforma baseada em blockchain para atender ao comércio transfronteiriço entre a China e a Europa que envolve vários modos de transporte.
Já o Ministério da Ciência e Tecnologia da China anunciou recentemente que cidades como Chongqing, Chengdu, Xi’an e Jinan fazem parte do desenvolvimento de zonas piloto para o desenvolvimento de aplicações unindo blockchain e Inteligência Artificial.
Assim, segundo anúncios, o ministério planeja desenvolver cerca de 20 zonas piloto em todo o país até 2023.
Leia também: China foca em empresas de Bitcoin em investigações sobre lavagem de dinheiro
Leia também: Covid-19 pode viabilizar pagamentos via blockchain no Brasil
Leia também: Empresa de capital de risco lança curso online e gratuito sobre criptomoedas
Este website usa cookies.