Colunistas

Chainlink lançará serviço de staking como parte da enxurrada de mudanças

A Chainlink planeja lançar os seus tão esperados serviços de staking em dezembro, anunciou Sergey Nazarov, cofundador do projeto, na quarta-feira na conferência Smartcon 2022 em Nova York.

De acordo com Nazarov, a Chainlink vai lançar de forma progressiva o programa de staking para membros específicos do ecossistema. A seleção terá como base as suas participações em LINK; o envolvimento da comunidade; e a participação do ecossistema. Além disso, a Chainlink disse que vai lançar um aplicativo de elegibilidade no dia 3 de outubro para notificar os usuários quando eles estiverem qualificados para participar do staking.

Nós e Stakers

“O staking vai distribuir o valor que o sistema agrega aos participantes relevantes – os nós e os stakers”, disse Nazarov. Ele descreveu os programas iniciais de staking como “experimentais”.

Um post no blog observou que o primeiro programa de staking vai estar disponível para oráculos que fornecem feeds ETH/USD no Ethereum. Em seguida, o staking será expandido para oferecer suporte a feeds adicionais no futuro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com o Staking Rewards, o valor de mercado de US$ 3,8 bilhões do LINK o classificaria como o nono maior ativo cripto aproveitável por valor total.

A Chainlink oferece redes oracles que retransmitem dados do mundo físico para dApps da web3. Isso inclui, por exemplo, feeds de preços, dados climáticos e comunicação entre cadeias. Hoje, a rede da Chainlink abrange mais de 1.500 projetos, incluindo os protocolos Aave, Compound, Synthetic e dYdX. Além disso, a rede inclui 1.000 oráculos, que geraram US$ 6,18 trilhões em transações em 2022 até agora.

O staking é um dos vários programas anunciados pela Chainlink na Smartcon como parte de sua iniciativa “Economia 2.0”. A ideia é melhorar a sustentabilidade econômica do protocolo. O Smartcon é o primeiro evento de conferência física da Chainlink.

Redes Oracle

A Chainlink também anunciou o SCALE, o Acesso Chainlink Sustentável para Ativação das Camadas 1 e 2, no mesmo dia. O SCALE permite que projetos de parceiros acelerem a “inovação de contrato inteligente”. Em troca, eles obtêm a cobertura dos custos operacionais associados às redes Oracle da Chainlink, como despesas de pesquisa e desenvolvimento e taxas de gás, por exemplo.

De acordo com a Chainlink, os membros do SCALE terão acesso a uma variedade de serviços oracle premium, como feeds de dados com maior frequência de atualização, permitindo dApps de baixa latência.

As redes proeminentes da camada 1 Avalanche, Metis, Moonbeam e Metis já confirmaram que vão participar do SCALE a fim de desbloquear a funcionalidade nativa avançada do oráculo.

Conforme a Chainlink, as taxas de usuário do dApp podem cobrir as despesas à medida que os protocolos ganhem adoção. Além disso, ele observou que alguns oráculos na Polygon e BNB Chain já são suportados por taxas de usuário.

O projeto também anunciou o BUILD, um programa destinado a apoiar projetos em estágio inicial. Os parceiros da BUILD devem comprometer taxas de rede e entre 3% e 5% do fornecimento de seus tokens nativos aos provedores de serviços Chainlink, incluindo os stakers. Em troca, terão acesso a serviços e suporte técnico aprimorados da Chainlink. Ademais, os parceiros podem implantar feeds de dados personalizados, obter acesso prioritário a versões alfa e beta de novos serviços e receber suporte técnico.

Tokens Nativos

Os participantes do Chainlink Truflation, Space and Time e bitsCrunch anunciaram sua participação no programa. Eles confirmaram que vão comprometer “vários pontos percentuais” do fornecimento de seus tokens nativos ao programa.

“A LINK acaba de anunciar que agora também é um fundo de hedge que possuirá de 3 a 5% de todos os suprimentos de token de aplicativos”, postou o usuário do Twitter BuyMoreLink em resposta à notícia.

“Esse alinhamento de incentivos econômicos entre as comunidades ajuda a promover o sucesso mútuo e de longo prazo de ambos os ecossistemas”, disse Chainlink em um post no blog no dia 28 deste mês.

Nazarov também anunciou no evento que a Chainlink está trabalhando com o SWIFT. Trata-se de um sistema global de pagamentos suportado por 11.000 bancos. Juntas, as partes vão explorar o uso do Cross-Chain Interoperability Protocol (CCIP) da Chainlink para transferir tokens e mensagens em várias cadeias.

“Eu estou muito feliz em anunciar que nós estamos trabalhando em uma prova de conceito inicial junto com a SWIFT sobre o uso de CCIP nos mercados de capitais. A ideia é permitir comunicações e a movimentação de tokens entre várias instituições diferentes de forma a acelerar a adoção de DLT [e] blockchains”, disse Nazarov.

De acordo com Jonathan Ehrenfeld Sole, diretor de estratégia da SWIFT, a rede trabalha em programas com a Chainlink há sete anos.

*Traduzido com autorização do The Defiant

Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

This website uses cookies.