A empresa de análise de dados de blockchain Chainalysis, com base em Nova York, expandiu suas ferramentas de monitoramento de transações em tempo real para cobrir um total de 10 criptoativos, informou a Cointelegraph nesta quarta-feira, 24 de abril.
A Chainalysis é um dos maiores nomes do setor de inteligência de blockchain, fornecendo tecnologia – como a ferramenta proprietária KYT (Know Your Transaction) – que permite que empresas, governos e agências de segurança controlem o fluxo de criptomoedas na blockchain e façam o acompanhamento de suspeitas de transações ilícitas, ajudando a desvendar crimes como lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo.
Segundo o artigo da Reuters, a empresa publicou um comunicado declarando que suas ferramentas de monitoramento expandidas estão à frente das diretrizes regulatórias globais de criptoativos esperadas, que exigirão que empresas como exchanges e instituições financeiras automatizem o monitoramento de transações na blockchain para as criptomoedas que elas suportam.
A partir desta semana, mais quatro criptoativos – três stablecoins (Gemini dollar (GUSD), Tether (USDT) e USD Coin (USDC)), bem como as Binance Coin da exchange Binance – podem ser observados por usuários da ferramenta KYT em tempo real.
Ao longo do ano passado, a empresa expandiu seus recursos de monitoramento de Bitcoin (BTC) e implementou o suporte KYT para Ethereum (ETH), Bitcoin Cash (BCH), Litecoin (LTC), TrueUSD (TUSD) e Paxos (PAX).
O cofundador e chefe de operações da Chainalysis Jonathan Levin afirmou que:
“Temos investido no ano passado para arquitetar toda a nossa plataforma para suportar várias blockchains em face à regulamentação global. A regulamentação global do setor de criptoativos é inevitável para que esse sistema financeiro verdadeiramente sem fronteiras alcance a adoção comum.”
Leia também: Estudo aponta que menos de 40% dos endereços de Bitcoin são economicamente relevantes