Mercado

CEO da Circle explica porque decisão da Binance de converter USDC para BUSD é positiva

Na última semana, o CriptoFácil noticiou que a Binance anunciou a “deslistagem” de diversas stablecoins a partir do dia 29 de setembro. Não terão mais suporte na exchange as moedas digitais estáveis USD Coin (USDC), Pax Dollar (USDP) e TrueUSD (TUSD). A Binance vai converter de forma automática todos os saldos para Binance USD (BUSD) na proporção de 1:1.

Embora essa possa parecer uma notícia ruim para essas stablecoins, Jeremy Allaire, o CEO da Circle – emissora da USDC – acredita que a medida da Binance é boa.

Isso porque, segundo ele, a decisão de converter os saldos de USDC para BUSD deve aumentar ainda mais a utilidade do USDC, levando “a uma mudança gradual da participação líquida de USDT para BUSD e USDC”.

“A Binance está tentando consolidar a liquidez do dólar com o equivalente em dinheiro estável. Isso é bom para a liquidez e profundidade do mercado”, disse Allaire no Twitter. “A Binance não está encerrando o suporte ao USDC. E a mudança provavelmente levará a mais USDC fluindo para a Binance”, completou.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Decisão da Binance é boa

Em sua conta no Twitter, Allaire explicou que as exchanges FTX e Coinbase já usam essa ferramenta para ter livros em dólares consolidados. Portanto, a Binance seguir o exemplo é algo positivo.

Para defender sua posição, Allaire compartilhou uma sequência de tuítes publicada por Evgeny Gaevoy, CEO e fundador da plataforma cripto Wintermute. Nos tuítes, Gaevoy explicou que as manchetes sobre a decisão da Binance têm sido enganosas.

Segundo ele, a remoção da maioria dos pares de stablecoins é uma coisa boa. Afinal, a liquidez não precisa ser dividida entre várias stablecoins, o que dá mais liquidez aos mercados e facilita o trabalho dos criadores de mercado. Ainda de acordo com Gaevoy, isso é positivo para USDC e para as outras stablecoin envolvidas.

“Você ainda poderá depositar e sacar USDC sem problemas de/para a Binance. Antes dessa alteração, você precisaria convertê-lo para BUSD/USDT”, explicou. “Agora você pode pular a etapa de conversão nos dois sentidos. É melhor jornada do cliente, mantendo o USDC útil (e eu até argumentaria mais útil)”.

Por outro lado, ele ponderou que a mudança na Binance colocará em xeque a USDT, da Tether. Gaevoy observou que, como a USDT não faz parte da mudança, os usuários vão se perguntar o que torna a Tether tão “especial” que eles precisam se preocupar com a conversão: “E, no longo prazo, a liquidez em pares de USDT não aumentará”, disse.

Stablecoin da Binance

A BUSD é a terceira maior moeda digital estável do mercado em termos de valor. Em valor de mercado, a stablecoin da Binance só fica atrás da USDT e da USDC.

De acordo com dados do The Block, cerca de 26% dos volumes de negociação em exchanges centralizadas em setembro, até agora, usaram BUSD como seu par base. Trata-se de um novo recorde histórico para a stablecoin, acima dos 11,34% em agosto.

Leia também: Veja razão que levou o BTC a cair abaixo dos US$ 19 mil

Leia também: Lei Bitcoin de El Salvador completa um ano: a lei “pegou” no país?

Leia também: Volume de negociação para domínios ENS aumentaram consideravelmente na última semana

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.