Segurança

Carteiras de criptomoedas de neonazistas são alvo de sanção dos EUA

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos segue de olho no uso ilícito dos ativos digitais.  Em um comunicado à imprensa publicado nesta quinta-feira (15), o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro dos EUA, a OFAC, anunciou a sanção de endereços de criptomoedas associados a um grupo de neonazistas russos.

De acordo com o anúncio da agência, as carteiras de cripto sancionadas incluíam Bitcoin (BTC), Ether (ETH) e USDT. Conforme informou a OFAC, essas criptomoedas pertenciam à Força-Tarefa Rusich. Trata-se de um grupo paramilitar neonazista que participou da invasão à Ucrânia ao lado de militares da Rússia. Ao todo, 22 indivíduos e duas entidades foram alvos da sanção por supostamente apoiar a invasão à Ucrânia.

Sobre a sanção, a secretária do Tesouro Janet L. Yellen afirmou:

“Os Estados Unidos continuarão a tomar medidas enérgicas para responsabilizar a Rússia por seus crimes de guerra, atrocidades e agressões. À medida que a Ucrânia avança na defesa de sua liberdade, hoje nós estamos tomando medidas para degradar ainda mais a capacidade da Rússia de reconstruir suas forças armadas.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O Tesouro disse ainda que, como resultado desta ação, todos os bens em propriedades das pessoas sancionadas que estão nos EUA estão bloqueados e devem ser relatados à agência. Além disso, também são alvos de bloqueio as entidades direta ou indiretamente detidas por 50% ou mais por um ou mais dos sancionados.

Sanção ao Tornado Cash

Como dito, a OFAC está atenta ao mau uso dos ativos digitais. Recentemente, conforme noticiou o CriptoFácil, a agência aplicou uma sanção ao mixer de criptomoedas Tornado Cash. Como resultado da proibição, todos os cidadãos do país estão proibidos de realizar operações pelo serviço.

Além disso, qualquer endereço de carteira que tenha utilizado o Tornado Cash virou alvo das sanções. Ou seja, os endereços não poderão realizar ou receber transações de e para nenhuma empresa ou pessoa que more nos EUA.

Nesta semana, a OFAC afirmou que os usuários do Tornado Cash nos EUA devem solicitar uma licença para conseguir retirar seus fundos da plataforma.

Além disso, os usuários do mixer terão que “estar preparados” para fornecer informações relevantes sobre as suas transações. Isso inclui, por exemplo, os endereços da carteira do remetente e do beneficiário, a data e a hora da transação e a quantidade de ativos digitais.

Segundo o guia, o OFAC terá uma política de licenciamento “favorável” para essas solicitações, desde que a transação não envolva “outra conduta sancionada”.

Leia também: Primeira temporada do Axie Infinity Origin terá R$ 7,5 milhões em recompensas

Leia também: Como comercializar NFTs? Criamos um guia completo para você começar!

Leia também: Token de hard fork do Ethereum enfrenta forte volatilidade antes de lançamento oficial

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.