Use este guia para saber o que é uma carteira bitcoin (wallet), como elas funcionam, quais os tipos disponíveis no mercado, quais suas vantagens e desvantagens.
Uma carteira digital (wallet, no termo em inglês) é um programa utilizado para enviar e receber Bitcoin ou outra criptomoeda. Ela também serve para checar o saldo. A função de uma carteira é armazenar chaves públicas e privadas e interagir com a blockchain.
Há um considerável mal entendido sobre como as carteiras de Bitcoin funcionam. Ao contrário das tradicionais carteiras de bolso, as carteiras de Bitcoin não armazenam moeda. Na verdade as moedas digitais não são armazenadas em um local, nem existem em forma física, o que existe são registros de transações armazenadas na blockchain.
Quando uma pessoa envia Bitcoin ela está basicamente passando a propriedade das moedas digitais para o endereço público de uma outra carteira. Não há troca real de moedas digitais. A transação é meramente um registro na blockchain e uma mudança no saldo das carteiras de Bitcoin.
Existem vários tipos de carteiras de Bitcoin, que oferecem diferentes maneiras de armazenar e acessar as moedas digitais. No site bitcoin.org existe uma relação de carteiras para Bitcoin.
Ao comprar Bitcoins em uma corretora e manter as moedas digitais lá, o usuário não é dono da chave privada daquele endereço, portanto os Bitcoins não estão de fato sob sua posse. Esse modelo de armazenamento vai contra a principal proposta do Bitcoin que é do usuário ter o controle total dos seus fundos. Quando o usuário opta por armazenar as moedas digitais localmente ele também está correndo riscos, por isso é importante que ele entenda os tipos de carteira e opte por aquela que melhor atenda a sua demanda.
Para validar a segurança de uma carteira é importante pesquisar sobre a sua reputação e verificar se ela tem código aberto. O gerenciamento pessoal é o fator mais importante em relação à armazenagem de Bitcoins. Caso o usuário perca sua chave privada, ele perderá seus Bitcoins, ou caso alguém tenha acesso à sua chave privada, essa pessoa poderá acessar e tomar o controle dos seus Bitcoins.
As carteiras digitais são pseudo anônimas, isso significa que embora elas não estejam vinculadas à identidade real de um usuário, todas as transações são armazenadas publicamente e permanentemente na blockchain. Apesar do nome e endereço pessoal do usuário não estar disponível, dados como o endereço da carteira podem ser rastreados de modo que a sua identidade seja vinculada.
Embora o Bitcoin seja a moeda digital mais conhecida, surgiram centenas de novas criptomoedas (denominadas altcoins), cada uma com ecossistemas e infraestruturas distintas. Caso esteja interessado em adquirir uma variedade de criptomoedas, a boa notícia é que você não precisa configurar uma carteira separada para cada uma delas. Ao invés de usar uma carteira digital que suporta uma única moeda, pode ser mais conveniente possuir uma carteira digital multi-moeda.
As carteiras digitais que possuem SegWit possibilitam ao usuário menores taxas de transação. Quando for escolher uma carteira digital, certifique-se de que ela possui a funcionalidade e tire vantagem disso.
Para mais informações de como economizar para enviar e receber bitcoin com Segwit, clique aqui !
Para aprender mais sobre carteiras, bitcoin e criptomoedas, conheça o Bitcoin Sem Medo, o curso oficial do Criptomoedas Fácil!
Leia também: Aprenda a criar uma carteira de Bitcoin