DeFi

Cardano anuncia ponte para levar Bitcoin ao mercado de DeFi

Siga o CriptoFacil no

Recentemente, a Emurgo, equipe por trás do desenvolvimento da Cardano, anunciou uma parceria com o BTCOS para implementar uma bridge (“ponte”) ligando o Bitcoin com o ecossistema DeFi.

Charles Hoskinson, fundador da Cardano, destacou que essa integração permitirá o desenvolvimento de aplicativos híbridos entre Bitcoin e Cardano, além da integração em outras blockchains.

Publicidade

Esses aplicativos poderão utilizar Bitcoin como taxa de transação graças ao sistema de babel fees, um recurso que é implementado pela primeira vez no mercado cripto pela Cardano.

O protocolo Grail resolve uma das principais limitações de outras soluções DeFi no Bitcoin: a falta de autonomia dos usuários. Documentos do Grail revelam que ele permite retiradas de Bitcoin sem a necessidade de consentimento dos validadores da Cardano. Na prática, isso elimina preocupações sobre centralização.

Bitcoin em DeFi com Cardano

O Grail utiliza provas de conhecimento zero (ZK proofs) para reduzir a complexidade das transações no Bitcoin. Inspirado pelo conceito de BitVM, descrito em 2023, o Grail aprimora o sistema para torná-lo mais eficiente e seguro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Essa solução possibilita que usuários depositem Bitcoin na rede sem depender exclusivamente da segurança da blockchain Cardano. Mesmo em cenários extremos, onde houvesse o comprometimento de nós da Cardano, ainda seria possível resgatar os fundos.

Edan Yago, cofundador do BTCOS, afirmou que o sistema Grail possui uma segurança superior a outras soluções de ponte no mercado. Ele acredita que a descentralização e a integração de mineradores de Bitcoin tornam essa solução confiável para movimentar o capital massivo retido no Bitcoin.

Apesar das promessas, o desenvolvimento de aplicativos híbridos não será imediato. Hoskinson explicou que os desenvolvedores precisarão dominar a linguagem de programação Aiken, específica da Cardano, para criar soluções do zero.

Publicidade

Essa necessidade de capacitação pode atrasar a adoção em massa. No entanto, também garantirá a construção de aplicativos que possam realmente trazer o BTC para utilidade no mercado de finanças descentralizadas.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.