Nesta quarta-feira, 05 de junho, a Fundação Cardano anunciou por meio de sua conta oficial no Twitter uma atualização em seu roadmap.
“Estamos animados em compartilhar a completa reformulação do roadmap da Cardano. Ele cartografa o progresso da Cardano até 2020 e será regularmente atualizado sobre as novas funcionalidades acrescentadas conforme evoluímos. Parabéns à equipe da IOHK pelo trabalho árduo.”
A IOHK mencionada no tuíte é a empresa por trás do desenvolvimento da Cardano, fundada por Charles Hoskinson e Jeremy Wood. A nova fase do roadmap apresentada no site é intitulada “Goguen” e avançará juntamente com a fase anterior, chamada Shelley, focada na descentralização da rede.
A principal mudança apresentada pela fase Goguen é a implementação de contratos inteligentes. De acordo com a página do roadmap, a meta é “permitir que usuários criem e executem contratos inteligentes lastreados pelas garantias de segurança rigorosas da Cardano”.
Além disso, outro objetivo relacionado aos contratos inteligentes é a criação e desenvolvimento da Plutus, uma plataforma com o propósito de aplicar os pontos fortes da programação funcional aos contratos inteligentes da plataforma. Programação funcional é um paradigma de programação que trata a computação como uma avaliação de funções matemáticas e evita estados ou dados mutáveis.
A integração da Plutus com os contratos inteligentes simplificará a codificação e execução, algo positivo para os desenvolvedores que poderão usar apenas uma linguagem de programação dentro e fora da cadeia. Tal linguagem de programação é chamada de Marlowe e é específica da Plutus. Com a facilitação da parte técnica, a empresa por trás da criptomoeda ADA espera disseminar seu trabalho entre as instituições financeiras.
A companhia completa que mais funcionalidades serão informadas durante os relatórios técnicos semanais que tratam sobre a evolução do projeto.
A implementação de contratos inteligentes pode ser o início da confirmação da previsão que algumas figuras da esfera dos criptoativos fazem sobre a Cardano superar o Ethereum.
Leia também: Google vai adotar a Cardano? Empresa convida criador da criptomoeda para explicar seu potencial