Foto: Depositphotos
O prefeito da capital da Argentina, Buenos Aires, Horacio Rodriguez Larreta, anunciou um a série de iniciativas digitais para a cidade.
Entre outras coisas, ele quer permitir que os impostos sejam pagos em criptomoedas, como Bitcoin (BTC). Além disso, Horacio quer alavancar o uso da tecnologia blockchain para proteger documentos e informações pessoais.
As novidades incluídas em um plano de 12 etapas chamado “Buenos Aires +” foram anunciadas em uma entrevista recente. Ele também compartilhou os detalhes do plano em sua conta no Twitter:
“Hoje damos mais um passo no caminho para um estado facilitador. Buenos Aires+ é um plano concreto para continuar modernizando, agilizando e tornando mais eficiente a forma como os cidadãos e o setor privado se relacionam com o Estado.”
Com o objetivo de digitalizar a capital argentina, Horacio quer, primeiramente, implementar a Identidade Digital Autosoberana.
Esse documento permitirá que os cidadãos autentiquem digitalmente sua identidade. Ao mesmo tempo, terão acesso, em um só lugar, às suas informações, documentação e registros pessoais.
De acordo com o prefeito, pelo menos 14 documentos serão integrados à plataforma. Isso inclui certidões de vacinas e resultados de exames, certidões de nascimento e casamento, e documentos relacionados à escolaridade.
E é aí que entra a tecnologia blockchain.
“Todo esse fluxo de dados, documentação e informações será protegido por meio da tecnologia Blockchain, que é a segunda grande transformação que vamos incorporar na administração pública. Seremos pioneiros no uso dessa tecnologia”, afirmou.
Conforme mencionado, também está nos planos de Horacio adotar criptomoedas para pagamento de impostos. Segundo ele, esta é uma iniciativa da prefeitura de Buenos Aires com empresas do setor privado:
“Também vamos trabalhar no pagamento de impostos, que é a nona medida do nosso plano. Junto com as principais empresas, estamos trabalhando para que quem desejar possa pagar seus impostos com criptomoedas.”
Horacio esclareceu, contudo, que isso não significa que a Prefeitura vai ter criptomoedas em suas contas públicas. Em vez disso, por meio de um acordo com empresas de carteiras digitais, a Prefeitura vai adicionar mais uma opção de pagamento a todas as já existentes.
“E, claro, vamos continuar trabalhando para baixar os impostos”, completou.
Mas Buenos Aires não é a primeira cidade do mundo que pretende oferecer aos cidadãos a opção de pagar impostos com criptomoedas.
Conforme noticiado pelo CriptoFácil, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também quer viabilizar o pagamento de IPTU com Bitcoin a partir de 2023.
Com a iniciativa, o Rio passará a ser a primeira cidade do Brasil a oferecer a opção de pagamento de um tributo com criptoativos.
Além disso, a Prefeitura quer adotar outras tecnologias relacionadas, como os NFTs, para impulsionar os mercados de arte, cultura e turismo.
Leia também: ‘CervejaVerso’: CriptoBeer lança cerveja com rótulos e NFTs exclusivos
Leia também: Cuba legaliza provedores de serviços de criptomoedas
Leia também: Doge Trust: Grayscale planeja lançar investimento baseado em Dogecoin