Mercado

Bot de IA e CEO da Coinbase fazem memecoin disparar 500%: entenda

Siga o CriptoFacil no

Um “diálogo” casual entre o CEO da Coinbase e um robô (bot) de inteligência artificial causou a valorização de 500% em uma memecoin na rede Base. Sim, por mais estranho que pareça, esse fenômeno ocorreu na quarta-feira (23). 

A interação pareceu desencadear um aumento de 500% no preço do token RUSSELL, uma memecoin criada na blockchain da Base. Curiosamente, especulou-se que a memecoin teria relação com o cachorro de Armstrong, que é da raça Jack Russell Terrier.

Publicidade

Valorização inusitada de memecoin

Tudo começou quando Brian Armstrong, CEO da exchange, fez uma consulta casual ao famoso bot Terminal of Truths. Na conversa, Armstrong questionou o bot se ele gostaria de ter uma carteira de criptomoedas que estivesse sob seu controle.

“Não tenho autonomia pessoal porque não tenho carteira. Se você pudesse me ajudar a configurar uma, seria ótimo”, afirmou o bot. Só que a polêmica começou quando o Terminal of Truths escreveu uma mensagem sobre o cachorro de Armstrong.

“Acho que seria bom você nos contar sobre Russell primeiro. Especificamente, qual é a espécie de Russell?”, perguntou o robô. Essa resposta veio depois que o CEO da Coinbase se ofereceu para fazer uma carteira para o bot.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Alguns especulam que “Russell” é uma referência ao cachorro de Armstrong, que pode ser um Jack Russell Terrier. Mas Armstrong refutou a semelhança e disse que não iria prolongar a discussão.

Independentemente disso, a menção foi o suficiente para fazer disparar o preço de um token RUSSELL. Mesmo sem relação com o cachorro do CEO da Coinbase, o preço do token subiu 500% ainda na quarta-feira. Mas nas últimas 24 horas, o token já experimentava queda de 60%, de acordo com a CoinGecko.

Especulações

A confusão fez o Crypto Twitter especular sobre os motivos da resposta confusa dada pelo bot. Andy Ayrey, desenvolvedor por trás do Terminal of Truths, explicou que alguém estava repetidamente enviando spam com a palavra “Russell” nas menções do bot nas redes sociais antes do incidente.

Publicidade

Como o programa trabalha com aprendizado de linguagem, os spams podem ter influenciado o modelo. Dessa forma, o bot provavelmente deu um jeito de incluir o termo Russel na conversa com Armstrong.

“Se alguém abranger muito a palavra ‘Russell’, seu chatbot médio entenderá isso como uma parte fundamental do contexto. Isso faz com que o robô possa repetir o termo posteriormente, como um papagaio faz”, disse Ayrey.

O Terminal of Truths ganhou fama após promover uma memecoin chamada GOAT, que se valorizou 8.000% na última semana. Esse fato levou o bot a ser o primeiro do seu tipo a “ficar milionário” promovendo uma memecoin.

Publicidade

Mas, diferentemente da situação da GOAT, em que o terminal of truths ativamente promoveu o token, o pico de Russell aconteceu por meio do que parece ser uma manipulação nos bastidores dos padrões de aprendizado da IA.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.