Categorias Notícias

Bolha? Apenas 14% dos Dapps lançados em 2018 sobreviveram em 2019

Siga o CriptoFacil no

O mercado de aplicativos descentralizados (Dapps) cresce a cada ano, mas muitos de seus novos projetos não têm vida longa. Como mostra o último relatório do dapp.com, um site especializado em analisar esse setor, apenas 31% dos Dapps lançados em 2019 sobreviveram até o final do ano.

Dos 1.468 aplicativos lançados no final de 2018, apenas 199, sobreviveram em 2019, ou seja, cerca de 14% de todos os projetos lançados. Os números do Dapp.com incluem projetos desenvolvidos em blockchains como Ethereum, TRON, EOS, entre outras redes dedicadas ao setor de contratos inteligentes. Demonstrando que, embora o mercado de Dapps tenha proliferado fortemente nos últimos anos, muitos de seus projetos falharam em obter sucesso.

Publicidade
A morte de mais e mais Dapps é acentuada com o passar dos anos. O relatório destacou que até o final de 2018, 38% dos aplicativos descentralizados lançados naquele ano haviam sobrevivido, enquanto em 2019 esse percentual diminuiu consideravelmente para 31%. Ou seja, mais Dapps deixaram o mercado no ano passado. A falta de um novo produto, estratégia de marketing ou transparência em um projeto pode ser um dos motivos que comprometeram sua popularidade.
O relatório revelou que projetos nesse setor também acham difícil manter usuários fiéis ao longo dos anos. Por exemplo, o Ethereum registrou 1,4 milhão de usuários ativos em seus DApps para 2019, onde apenas 10% eram ex-usuários (de 2018) . O EOS conseguiu manter um total de 23% dos usuários antigos em seus DApps, enquanto o TRON manteve apenas 2%.

O número de usuários de aplicativos descentralizados dobrou em 2019, de 1 milhão para 3,11 milhões de endereços ativos. Ou seja, no ano passado, cerca de 2,77 milhões de usuários começaram a usar aplicativos descentralizados . Além disso, foram lançados cerca de 1.445 Dapps, a maioria deles na rede Ethereum. O volume de transações também aumentou em geral, atingindo cerca de 3,26 bilhões de transações. Dessa forma, os analistas estimam que agora são realizadas 58% mais transações do que em 2018.

Jogos de azar e aplicativos de apostas, no entanto, continuam sendo os que acumulam mais usuários.  Esse setor registrou um aumento no número de usuários de 372% em 2019, graças a isso hoje acumula 1,1 milhão de usuários ativos. Os serviços financeiros foram uma das áreas que conquistaram os endereços mais ativos em 2019, aumentando o número de usuários em 610%. Além disso, seu volume de transações disparou 251% em relação a 2018. O Ethereum é uma das plataformas mais envolvidas nesse crescimento , com quase 50% de seu volume dedicado exclusivamente ao DeFi

O nicho de jogos para entretenimento, como cripto-colecionáveis , cresceu, mas não tanto quanto nos outros anos. Segundo o relatório, seu número de usuários aumentou 165% em relação a 2018. No entanto, seu volume, como o jogo, diminuiu quase 60% ao longo do ano.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Leia também: Entenda o que são DAO e Dapps

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.