Categorias Notícias

BlueWallet desativará carteira Lightning para Bitcoin

A BlueWallet, popular carteira de Bitcoin (BTC), anunciou que desativará o seu nó da Lightning Network. Como resultado, a carteira não oferecerá mais a opção de guardar ou transacionar BTC na rede de segunda camada. 

De acordo com o anúncio publicado pela carteira nesta quinta-feira (23), os usuários da BlueWallet não podem mais transferir nem receber BTC com seu endereço Lightning. No entanto, eles ainda podem sacar seus fundos – algo que a carteira recomendou fazer o mais rápido possível.

Com isso, a BlueWallet ficará apenas com a carteira onchain de BTC, que não será afetada. Quem tiver satoshis na rede Lightning terá até o dia 30 de abril para sacar seus fundos. Após essa data, a BlueWallet desativará completamente o nó e a carteira Lightning.

O fim de uma era

Durante anos, a BlueWallet foi uma das carteiras online mais utilizadas por quem estava começando a aprender sobre Bitcoin. A carteira é não-custodial, ou seja, o próprio usuário guarda suas criptomoedas com a chave privada, sem depender de terceiros, e a carteira também é prática para o uso diário.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, era uma das poucas carteiras do mercado que ofereciam suporte tanto para a blockchain quando a Lightning Network. Portanto, a BlueWallet servia tanto para o usuário que desejava guardar seus BTC e também utilizá-lo com taxas mais baixas pela Lightning.

A carteira chegou no mercado quando haviam poucas soluções que utilizavam a Lightning em carteiras do dia-a-dia. No entanto, a concorrência cresceu e mais carteiras surgiram, fato que a equipe destacou no anúncio de encerramento.

“O LndHUB começou como um experimento de fim de semana em uma nova tecnologia marginal pouco usada na época, chamada Lightning Network. Hoje, com a disponibilidade de mais serviços convencionais que oferecem soluções escaláveis, o Lndhub cumpriu seu objetivo em sua forma atual”, disse.

LndHUB é uma tecnologia de código aberto que permite o uso da Lightning para provedores de serviço, como a própria BlueWallet. O software também permite que os usuários possam rodar o seu próprio nó da Lightning utilizando a BlueWallet como carteira.

O que fazer?

Conforme dito anteriormente, a carteira Lightning está desativada para depósitos e transações e só permite saques. Os saques seguem normalmente, portanto, se você tiver satoshis na BlueWallet pela Lightning, basta sacá-los para outra carteira compatível com a segunda camada do Bitcoin.

O prazo de saque vai até o dia 30 de abril e somente quem utiliza a BlueWallet apenas como carteira precisa sacar. Quem roda um nó no LndHUB usando a carteira não precisa fazer nada, pois está conectado com seu nó.

Por fim, a carteira de Bitcoin na blockchain não será afetada e continua funcionando normalmente.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.