BitMEX está perdendo confiança dos investidores de Bitcoin, indicam dados
7 de outubro de 2020 06:00
Siga o CriptoFacil no
O ano de 2020 não está sendo fácil para a BitMEX. A exchange foi processada pela Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities dos Estados Unidos (CFTC, na sigla em inglês).
No processo, a CFTC acusou a BitMEX de não conseguir combater a lavagem de dinheiro em sua plataforma.
Publicidade
Agora, uma defasagem nos prêmios dos futuros de Bitcoin mostra que a exchange está perdendo a confiança do mercado.
Uma prova disso é a diferença entre os prêmios da corretora em relação aos seus pares. Um gráfico publicado por Pechman mostra a diferença de prêmios entre a BitMEX, Deribit, Binance e FTX.
Note que os prêmios da BitMEX (linha azul) estão muito abaixo dos prêmios cobrados pelas outras três. De fato, o prêmio da BitMEX chegou a ficar negativo em -0,25%.
BTC
“Se o prêmio dos futuros de uma corretora difere da maioria, é um sinal muito preocupante, pois representa falta de confiança”, alertou Pechman.
Outro ponto de alerta é a diferença entre as taxas futuras da BitMEX para as outras exchanges. Desde a denúncia da CFTC no dia 1, o chamado “spread” tem crescido bastante.
Ele chegou a ficar acima de cinco pontos percentuais. Isso abriu um verdadeiro “vale” no gráfico, com a BitMEX vendo taxas cada vez menores.
Publicidade
BTC
Atualmente, os futuros da BitMEX estão com uma taxa de 1,20%, contra 6,56% da Deribit, que tem a segunda menor. O spread é de 5,36 pontos percentuais, mas já chegou a ser mais de seis pontos no dia 4.
“Este efeito também ocorreu no passado, mas nunca houve uma diferença contínua de 5%. Em situações normais, isso seria considerado uma oportunidade de arbitragem”, destacou Pechman.
No entanto, esta não é uma situação normal. Na prática, os traders estão fugindo dos contratos da BitMEX mesmo com as taxas muito mais baixas.
“O que deveria ter sido um movimento de negociação regular escalou para uma situação em que os compradores de contratos futuros não estão dispostos a participar, não importa quão mais baratos sejam os contratos da BitMEX. Isso ocorre principalmente porque os traders estão preocupados com os riscos de solvência.”
Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.