A BitGo, empresa de seguros de criptoativos, anunciou planos para facilitar o seguro de ativos digitais. Segundo o portal de notícias CoinDesk, a companhia pretende oferecer apólices de até US$100 milhões de cobertura contra roubo ou a perda de chaves privadas.
A BitGo pretende oferecer o novo produto através de uma parceria com a empresa Lloyd’s de Londres, uma das maiores instituições financeiras do Reino Unido. A aquisição do Lloyd’s chegou a ser anunciada pela BitGo no passado como parte de seus planos para criar um serviço de custódia de criptoativos. Mas o plano não seguiu em frente.
O anúncio do seguro da BitGo vem na esteira da polêmica da exchange QuadrigaCX, na qual a exchange anunciou que não poderia acessar suas carteiras após a morte de seu fundador e CEO Gerald Cotten, uma vez que ele era o único funcionário da empresa que tinha acesso às chaves privadas.
Os ativos custodiados mantidos em carteiras da BitGo ou em seu braço de custódia qualificado, BitGo Trust Company, serão cobertos contra ataques hackers e contra roubo de chaves privadas, roubo de insiders por funcionários de chaves privadas, e perda física ou dano de chaves privadas, disse a empresa.
A BitGo disse no ano passado que estava procurando garantir seguro para os ativos de seus clientes.
Em um movimento incomum, a BitGo deu o nome de um dos subscritores do Lloyd’s. Trata-se da AmTrust, empresa especializada em fornecer seguros para itens como barras de ouro, joias e obras de arte. O armazenamento offline de criptoativos é um ajuste natural para o chamado mercado de seguros de espécies.
A Cobertura de Perda de Chave Perdida da BitGo está sendo oferecida pela Digital Asset Services, uma seguradora supervisionada pelo órgão regulador financeiro do Reino Unido, a Autoridade de Conduta Financeira (FCA).
Mike Belshe, CEO da BitGo, disse em um comunicado que “esta é a oferta de seguros mais completa do setor”, acrescentando:
“Nem sempre é fácil para alguns clientes entenderem em quais circunstâncias seus investimentos são segurados e até que ponto sua perda seria coberta. Estamos mudando isso com mais transparente do que qualquer outra empresa sobre os termos de nossa cobertura. Transparência e precisão são essenciais para construir confiança nesse mercado.”
Nicholas Edwards, responsável pela Fine Art & Specie na AmTrust, acrescentou:
“Temos trabalhado duro para adaptar um produto de seguro sob medida para a BitGo, neste novo setor de rápido desenvolvimento e complexidade.”
A AmTrust revisou a segurança e os controles da BitGo antes de oferecer o produto de seguro, acrescentou ele.
A BitGo disse que sua principal oferta de recuperação estará disponível para compra como uma assinatura anual ou sob demanda. O Insurance Theft Insurance da Digital Asset Services é supostamente o primeiro de seu tipo e permitirá que os clientes da BitGo obtenham um seguro de seus criptoativos, totalmente regulamentado.
David Janczewski, CEO da Digital Asset Services, disse que a empresa estava “muito feliz em anunciar antecipadamente o lançamento do nosso seguro especializado em criptoativos e na perda da cobertura das chaves”.
“Nosso objetivo é tornar esses ativos seguros e acessíveis a todos, proporcionando total tranquilidade para quem possui criptomoedas, ou qualquer pessoa que possa estar de fora do mercado e apenas precisa de um pouco mais de confiança antes de investir”, afirma.
Também estiveram envolvidos na intermediação do negócio a corretora especialista em criptoativos do Reino Unido Paragon International Insurance Brokers e a Woodruff-Sawyer & Co.
Leia também: BitGo recebe aprovação para operar serviço de custódia de criptomoedas