Vem se fortalecendo a expectativa de que fundos ETF de Bitcoin spot (ou seja, à vista) possam, no futuro próximo, atuar nos Estados Unidos. Tratam-se de ETFs (ou seja, fundos negociados em bolsa) que compram e vendem bitcoins com pagamento à vista em troca da entrega imediata do ativo. Na Europa, por exemplo, há fundos que atuam dessa maneira.
No entanto, nos Estados Unidos, até o momento, os únicos fundos ETFs que lidam com Bitcoin que receberam permissão para atuar são os que negociam contratos futuros da criptomoeda. Essa situação, contudo, parece estar perto de mudar.
A agência que regulamenta o mercado de títulos dos Estados Unidos, a Securities and Exchange Commission (SEC) parece estar disposta a abandonar a postura de intransigente oposição ao lançamento de ETFs de Bitcoin à vista nos Estados Unidos.
O presidente da agência, Gary Gensler, um duro crítico de aspectos da atuação de empresas no mercado cripto, vem dizendo que ouvirá sua equipe quanto à liberação dos ETFs de Bitcoin.
Segundo memorandos recentemente divulgados, funcionários da SEC estão se encontrando com representantes de empresas de gestão de ativos. O objetivo: discutir os planos das empresas para lançamentos de ETFs de Bitcoin spot.
Entre as empresas cujos representantes já se reuniram com funcionários da SEC, estão BlackRock e Grayscale. A SEC, aliás, chegara a rejeitar requerimento desta última de permissão para lançar um fundo de ETF de Bitcoin spot. Mais especificamente, para converter para esse tipo um de seus fundos.
A Grayscale, contudo, conseguiu uma sentença judicial em seu favor. A sentença ordenou à SEC que revisasse a sua avaliação da proposta da gestora de ativos. A agência deixou passar o prazo para interposição de recurso à sentença sem apresentar nenhum.
>>> Visite Bitcoin ETF <<<
A crescente expectativa de que não tarde muito o lançamento dos primeiros ETFs de Bitcoin à vista no mercado americano pode favorecer a valorização do Bitcoin ETF Token (BTCETF). Essa criptomoeda, que tem por base o protocolo ERC-20, está atualmente em pré-venda.
Ela foi criada com o intuito de proporcionar aos investidores uma alternativa para capitalizar o processo de criação e posterior expansão dos ETFs de Bitcoin. O suprimento total da criptomoeda será de 2,1 bilhões de tokens. Essa quantidade foi alocada da seguinte maneira:
O projeto de que o Bitcoin ETF Token faz parte também disponibiliza um feed de notícias acerca de ETFs de Bitcoin. Esse recurso pode ser bastante útil a quem deseje estar a par dos acontecimentos com relação a ETFs de Bitcoin ao redor do mundo.
Até 25% do suprimento total de Bitcoin ETF Token poderá ser queimado. Eventos predeterminados com relação a ETFs de Bitcoin servirão de gatilhos para essas queimas. Cada uma delas destruirá 5% do suprimento total.
Por exemplo, a primeira concessão de permissão para lançamento de ETF de Bitcoin spot é um dos gatilhos específicos para queima de tokens de BTCETF. Outro dos gatilhos predeterminados é a chegada dos ativos sob administração de ETFs de Bitcoin spot nos Estados Unidos à marca de US$ 1 bilhão de dólares.
É provável que as queimas de tokens de BTCETF, por reduzirem a oferta da criptomoeda, façam com que esse ativo ganhe valor. Esse arranjo produz, assim, uma ligação entre as recompensas para os detentores da criptomoeda e a ocorrência de eventos reais com relação aos ETFs de Bitcoin.
Ademais, cada um dos gatilhos reduzirá a pequena taxa sobre transações com BTCETF. Essa taxa tem como função incentivar a retenção por longos períodos do ativo, reduzindo a oferta dele e, em tese, contribuindo para a elevação do seu valor.
Como vimos acima, 25% do suprimento total de BTCETF terá como seu destino o pagamento de recompensas a quem fizer staking com tokens da criptomoeda. Esse mecanismo de staking distribuirá as recompensas do investidor ao longo de um período de 5 anos. Ele proporciona aos detentores de tokens de Bitcoin ETF Token a chance de obter renda passiva.
É provável que essa oportunidade de obtenção de renda passiva não só deixe mais atraente o ativo, possivelmente aumentando a demanda por ele, como também reduza a oferta da criptomoeda. Ambos os resultados podem contribuir para que o BTCETF se valorize.
Quando da conclusão deste artigo, o rendimento do staking com BTCETF token era de 106% anuais em tokens da criptomoeda.
A pré-venda oferecia BTCETF a 0,64 centavo por token e já angariara mais de US$ 2,8 milhões de dólares quando este texto foi escrito. Os meios de pagamento com que é possível adquirir BTCETF incluem Binance Coin, Ether, Tether, cartão de crédito e MATIC. Contudo, no caso dessa última, não é possível fazer staking na pré-venda.
Bitcoin ETF Token é uma criptomoeda que chama a atenção por sua inovadora proposta. Ela liga a possibilidade de ganhos para os seus detentores a eventos reais específicos. Portanto, esta criptomoeda é uma opção especialmente interessante para quem desejar especular com relação à liberação de ETFs de Bitcoin spot nos Estados Unidos e ao processo de expansão desse segmento.
A compra da criptomoeda em sua pré-venda pode oferecer uma oportunidade de adquirir o ativo a preço especial. É provável que seja mais barato adquirir Bitcoin ETF Token na pré-venda do que após a listagem do ativo em exchanges.
É inegável, contudo, que, apesar das boas chances de que o Bitcoin ETF Token se valorize à medida que o segmento de ETFs de Bitcoin se expanda, é preciso levar em conta a imprevisibilidade da cotação de criptomoedas. Além disso, considere as incertezas que ainda cercam a aprovação dos ETFs de Bitcoin spot e a adesão dos investidores a eles.
Assim sendo, consideramos de suma importância que quem estiver pensando em investir em BTCETF na pré-venda pesquisem sobre o ativo. Dessa maneira, será mais alta a probabilidade de chegar a uma decisão correta quanto à adequação do investimento em questão ao perfil e às necessidades do investidor.
>> Visite Bitcoin ETF <<<
Aviso: Este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.