Categorias Notícias

Binance perdeu bilhões em receita por ação de CZ? CEO desmente

Na última semana, surgiram supostas informações de que a exchange de criptomoedas Binance teria perdido bilhões de dólares em receita devido a uma ação de seu fundador e CEO Changpeng Zhao, o CZ.

De acordo com rumores, a exchange que negocia o maior volume de criptomoedas no mundo teria tido perdas significativas por conta da implementação do protocolo de KYC, a sigla em inglês para “Conheça Seu Cliente”.

Trata-se de uma ferramenta utilizada por empresas do mercado financeiro, por exemplo, para verificar a identidade dos seus clientes, a idoneidade e os riscos envolvidos na manutenção da relação comercial. Ou seja, o KYC é usado para evitar atividades e transações ilícitas, como lavagem de dinheiro.

Binance perdeu bilhões por causa de KYC?

As informações de que a Binance teria sofrido duras perdas por conta do KYC foram fornecidas por Tyran Gambaryan. Ele é ex-investigador da unidade de crimes cibernéticos da Receita Federal dos EUA. Ao CoinDesk ele afirmou que as decisões de CZ à frente da exchange resultaram em enormes perdas de dinheiro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mas, apesar disso, Gambaryan afirmou que as decisões de CZ quanto à aplicação de KYC fez a Binance superar muitas outras plataformas de cripto com relação à segurança.

A Binance começou a exigir o KYC dos seus usuários após receber uma série de alertas de reguladores sobre a sua falta de autorização para operar nos respectivos países no ano passado.

Nações como o Reino Unido, Japão, Canadá, Cingapura, a própria Itália e vários outros emitiram alertas nesse sentido. Desde então, a Binance busca fortalecer as suas equipes regulatórias e de compliance. Ao mesmo tempo, tenta atender às exigências locais.

Depois disso, a Binance conseguiu licenças e operação Itália, França, Espanha, Canadá, Bahrein, Abu Dhabi e em Dubai

CZ nega que Binance perdeu bilhões

Em meio aos rumores de perdas expressivas pelo KYC, CZ foi a público rebater as alegações. Em sua conta no Twitter, o bilionário negou que a Binance teve as perdas mencionadas.

Ao compartilhar a notícia que dizia que a exchange perdeu 90% dos clientes e bilhões em receita após a implementação do KYC, CZ tuitou:

“É uma citação completamente equivocada. Olha os números… Mas o fato é que esse tipo de manchete vende mais cliques… Triste, mas é verdade.”

Em seguida, em outro tuíte, CZ disse que a Binance gastou o equivalente a R$ 5,3 bilhões com conformidade:

“Acabei de verificar. A Binance gastou mais de US$ 1 bilhão em esforços de conformidade, com uma alta taxa de aprovação. E está tudo bem. A participação de mercado da Binance aumentou, não diminuiu. Os dados do blockchain e de terceiros mostram isso.”

O CEO da Binance também compartilhou um tuite do usuário @FatManTerra, bem ativo com relação às investigações no mundo cripto.

FatMan disse que os repórteres da Reuters o procuraram pedindo para entrar em contato com as suas “fontes anti-Binance”. Para ele, há interesses ocultos em manchar a reputação da Binance:

“Estou convencido de que um grande player cripto está executando um ataque direcionado contra a Binance. Eles estão cavando por terra – com força. Alguém está travando uma guerra de informação. Então, devemos estar vigilantes.”

Leia também: China realiza primeiro empréstimo da história com CBDC

Leia também: Japão abandona planos de lançar CBDC por falta de interesse dos cidadãos

Leia também: CEOs da Binance, KuCoin e OKX incentivam enviar ativos para suas exchanges após ataque hacker em carteiras da Solana

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.