Categorias Notícias

Bélgica alerta para 28 novas plataformas fraudulentas de criptomoedas

Siga o CriptoFacil no

Conforme o artigo publicado pela agência de notícias Bitcoin.com, a Autoridade de Serviços Financeiros e Mercados (FSMA, na sigla em inglês) da Bélgica publicou uma lista de plataformas de criptomoedas que mostram sinais de fraude. A lista contém atualmente 78 plataformas, incluindo 28 adicionadas na última terça-feira, 04 de setembro. Apesar dos avisos, a FSMA continua a receber reclamações dos consumidores sobre essas empresas de criptomoedas

Na atualização da lista, a agência escreveu:

Publicidade

“Apesar de seus alertas anteriores, a FSMA continua a receber novas reclamações de consumidores que investiram em criptomoedas através dessas plataformas de negociação. Assim, a FSMA repete seu alerta contra os fraudadores por trás dessas plataformas que estão usando criptomoedas para enganar os consumidores.”

A agência começou com a lista de plataformas de negociação de criptomoedas que mostram sinais de fraude em fevereiro. Atualmente, existem 78 plataformas na lista, incluindo as 28 mais recentes adicionadas pela agência.

Fraudadores “tentam atrair clientes online através de falsas criptomoedas e enormes lucros”, observou a agência, enfatizando que “a única coisa que eles realmente fazem, no entanto, é pegar o dinheiro dos clientes e desaparecer. É tão simples quanto isso.”

Após divulgar a lista, a FSMA enfatizou:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Esta lista de plataformas de negociação de criptomoedas baseia-se unicamente nas conclusões da FSMA, em particular como resultado dos relatórios dos consumidores. Como tal, não inclui todas as empresas que possam estar operando ilegalmente na Bélgica nesse setor.”

Muitas plataformas fraudulentas “afirmam estar ativas no comércio de criptomoedas”, observou a agência. No entanto, depois de investir em criptomoedas por meio dessas plataformas, os consumidores “nunca recuperam os fundos investidos” ou “simplesmente não ouviram mais nada da empresa depois de investir seu dinheiro”.

Além disso, a FSMA acrescentou que “algumas dessas plataformas também oferecem outros produtos financeiros com criptomoedas como ativo subjacente”, como “contas de poupança com retornos supostamente garantidos, direitos de serviço ou produtos derivados, como CFDs”.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.