Notícias

Banco Mundial e startups brasileiras juntam-se para ensinar blockchain para jovens carentes

Siga o CriptoFacil no

No dia 10 de abril, foi oficialmente aberta a chamada para o crowdfunding do projeto “Programe seu Futuro”, que almeja capacitar jovens da região carente de Pavuna, bairro do norte do Rio de Janeiro, com educação financeira e programação, incluindo programação em Bitcoin e Blockchain. O projeto foi idealizado pelo Banco Mundial e contará com diversos parceiros, incluindo Sicoob Coopercredi-SP, CIEE, Banco Maré, Cosmos Blockchain e Blockchain Academy.

Nessa primeira rodada, 120 jovens terão uma oportunidade muito especial de dar um salto em termos de capacitação profissional e ter oportunidades concretas de trabalho.

Publicidade

Segundo a descrição do projeto, o Brasil e o Rio de Janeiro em particular apresentam taxas de homicídio entre jovens que são várias vezes maiores do que países em guerra. Esta é uma crise em curso que fica cada vez mais séria e é um dos problemas mais críticos que afetam o cotidiano brasileiro.

“Para quebrar esse ciclo e reverter o processo que põe em risco perder toda uma geração, é necessária ação urgente – e escolhemos o caminha da educação”, destacam.

O projeto “Programe o seu futuro” busca mudar a dinâmica das escolhas profissionais e das aspirações para o futuro dos jovens. Proporcionar oportunidades de alto retorno aos jovens que moram na periferia irá incentivá-los para que invistam em si e em sua própria educação. O projeto proposto apresenta uma solução construtiva de longo prazo e totalmente aderente com a demanda por profissionais de tecnologia.

“Jovens em regiões mais carentes de informação precisam de um esforço mais direcionado e objetivo para capacitar-se ao mercado de trabalho. Se já era difícil antes, imagine agora com esse ritmo de troca de informação e de transformação. Queremos ser impulsionadores nesse processo”, destacou Rosine Kadamani, fundadora da Blockchain Academy.

Os primeiros 120 jovens serão divididos em dois grupos com diferentes formações. A primeira consistirá em um treinamento focado na inserção no mercado de trabalho formal e educação financeira, enquanto o segundo curso concentra-se em conhecimento técnico na área de programação. A campanha de crowdfunding busca apoio para o segundo curso: desenvolver uma Academia de Programação na Pavuna.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O financiamento será utilizado para equipar um laboratório de informática na comunidade destinado a cursos de programação desenvolvidos e adaptados especificamente para o nível dos participantes do projeto. A primeira ação será a implementação do laboratório de informática, que irá funcionar na Vila Olímpica Clara Nunes, é um investimento fixo na comunidade, podendo ser utilizado para desenvolver outros cursos e outras atividades pedagógicas. Como parte do treinamento, os jovens matriculados aprenderão linguagens como HTML e Python, tanto em plataformas móveis e Web e receberão treinamento em blockchain. Preparando eles para entrar no mundo de trabalho.

“O Banco Mundial foi quem deu o primeiro passo, entrando em contato com a Cosmos, que ajudou desde de o início na estruturação, construção, divulgação e na escolha dos melhores parceiros para fazer a ideia acontecer. Esse tipo de iniciativa é de extrema importância, pois leva conhecimento de vanguarda para lugares que sabemos ser de difícil alcance. Além disso gosto de dizer que o conhecimento em blockchain é inclusivo, uma vez que está nos dando mais uma chance de confiarmos uns nos outros, de incluirmos mais pessoas nesse ecossistema e proporcionarmos educação para que esses jovens consigam se inserir mais facilmente no mercado de trabalho, de maneira mais técnica e especializada. Além disso também vamos ajudar no programa de capacitação, com a parte de educação e também nos eventos de formatura previstos quando o curso finalizar Ter uma pessoa na família que tem ou teve oportunidade de estudar tem um poder imensurável para transformar realidades. Estamos de verdade muito felizes e satisfeitos de poder fazer parte desse projeto”, disse Ingrid Barth, cofundadora da Cosmos Blockchain.

O treinamento será desenvolvido em conjunto pelos parceiros Banco Maré, Blockchain Academy e Cosmos Blockchain, e será oferecido na Pavuna em colaboração com a Vila Olímpica Clara Nunes. 60 jovens receberão 9 meses de treinamento através do programa piloto, que servirá de exemplo para outras iniciativas em comunidades com a mesma urgência.

Caso tenha interesse em ajudar com o projeto, as contribuições podem ser feitas através deste link.

Publicidade

Leia também: Projeto brasileiro MyHealthData lança carteira de vacinação em blockchain

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.