Economia

Banco Central publica consulta pública para regular stablecoins no câmbio

Siga o CriptoFacil no

O Banco Central do Brasil (BC) publicou, nesta sexta-feira (29), um edital de consulta pública para propor regras que regulamentem o uso de stablecoins no mercado de câmbio.

A iniciativa busca organizar as atividades das prestadoras de serviços de ativos virtuais (PSAVs) e garantir segurança jurídica tanto para cidadãos quanto para empresas.

Publicidade

De acordo com o BC, a proposta também tem o objetivo de aumentar a eficiência e a competitividade do mercado de câmbio nacional. Além disso, busca regulamentar operações de capitais internacionais envolvendo ativos digitais.

“O objetivo da proposta é levar segurança jurídica para a prestação desses serviços para os cidadãos e empresas, assim como aumentar a competitividade e a eficiência do mercado de câmbio e das operações de capitais internacionais, mediante aplicação de regulação proporcional ao risco das atividades”, afirmou a instituição em comunicado oficial.

Imagem: Banco Central

Banco Central: detalhes da proposta de regulação

A consulta pública inclui normas específicas para as operações das PSAVs no mercado de câmbio. Entre os pontos destacados estão:

  • Pagamentos e transferências internacionais por meio de ativos virtuais;
  • Troca ou custódia de ativos virtuais denominados em reais para clientes não residentes;
  • Operações com ativos virtuais denominados em moedas estrangeiras.

Além disso, o texto estabelece regras para o uso de ativos virtuais no Brasil por não residentes. Também delimita que transferências de ativos em moedas estrangeiras entre residentes só podem ocorrer nas condições já autorizadas pela legislação vigente.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A regulamentação aborda ainda investimentos em capitais internacionais feitos com ativos digitais. Essas operações estarão sujeitas às mesmas normas aplicadas a outros tipos de investimento, como crédito externo e investimento estrangeiro direto.

De acordo com o BC, apenas instituições já autorizadas a operar no mercado de câmbio e que também recebam permissão para prestar serviços de ativos virtuais poderão atuar nesse segmento.

A proposta de regulamentação baseia-se na Lei 14.478, de 2022, que define as diretrizes para o mercado de ativos digitais no Brasil.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

Este website usa cookies.