Economia

Banco Central da China vai ligar moeda digital do país a outras formas de pagamento

Siga o CriptoFacil no

O Banco Popular da China (PBoC) está trabalhando para promover a interconexão entre o yuan digital (e-CNY) e outras ferramentas eletrônicas para permitir pagamentos por leitura de QR Code.

De acordo com o vice-governador do PBoC, Fan Yiwei, vincular a identidade digital ao sistema do e-CNY é fundamental. Isso porque vai acelerar a padronização do sistema de dinheiro digital do país.

Publicidade

“O e-CNY compartilha certas semelhanças com outras ferramentas de pagamento, como dinheiro físico e pagamentos eletrônicos. Portanto, a medida é fundamental para ajudar a preencher a lacuna entre a moeda digital e as outras ferramentas cujos sistemas operacionais diferem”, disse.

Ainda segundo ele, o QR Code facilita a conclusão dos pagamentos nos terminais móveis de compradores e comerciantes. Dessa forma, interligá-lo com o e-CNY é fundamental para aumentar a adesão da moeda digital de banco central (CBDC) chinesa.

Moeda digital

Yiwei destacou que os números divulgados em abril mostram que mais de 260 milhões de pessoas já estão usando o e-CNY na China. Estas pessoas já se envolveram em transações no valor de mais de US$ 13,8 bilhões.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A moeda digital está disponível para uso em mais de 20 cidades do país. Além disso, está sendo testada em uma instância transfronteiriça com Hong Kong por meio do projeto mCBDC Bridge .

Além dos testes piloto em andamento, a cidade de Shenzhen emitiu há pouco tempo subsídios em e-CNY para estimular o consumo. No entanto, apesar desses esforços, a resposta dos consumidores ao e-CNY tem sido um pouco fria.

Uma pesquisa da May Morning Consult descobriu, por exemplo, que só um em cada cinco adultos chineses baixou o aplicativo oficial e-CNY. A empresa concluiu que por ter apoio do governo e ser uma moeda oficial do país, o e-CNY ainda tem baixo volume de transações e popularidade quando comparado ao Alipay e WeChat Pay.

Publicidade

Mesmo com a promoção, alguns relatos dizem que a visibilidade não influenciou tantos consumidores. Ao mesmo tempo, o levantamento aponta que os usuários ainda não identificaram as vantagens de usar o e-CNY sobre as ofertas das plataformas de pagamento existentes como o Alipay e o WeChat Pay.

Leia também: Banda IRA! anuncia lançamento de um NFT único

Leia também: El Salvador publica livro gratuito para ensinar sobre Bitcoin (BTC) nas escolas 

Publicidade

Leia também: CEO do Mercado Bitcoin diz que errou durante o Bull Run em 2021

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.