Tecnologia

Banco BBVA adere à tokenização e lança token RWA em fundo experimental

Siga o CriptoFacil no

O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), uma das maiores instituições financeiras da Espanha, decidiu investir na tecnologia de tokenização ao lançar seu próprio token RWA (Real World Asset) em um fundo experimental.

Esse movimento marca o interesse crescente das instituições TradFi, tradicionais do sistema financeiro, em explorar o potencial da tecnologia blockchain e de sistemas descentralizados para transformar operações financeiras.

Publicidade

O BBVA está utilizando o ambiente regulatório “sandbox” da Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV). O ambiente permite às empresas testarem novas tecnologias sob supervisão regulatória.

A iniciativa do BBVA envolve o lançamento do fundo BBVA Token Short-Term Fixed Income. O fundo será registrado em uma blockchain privada fornecida pela Allfunds, uma empresa de tecnologia especializada em soluções descentralizadas.

A BBVA Asset Management, divisão de gestão de ativos do banco, ficará responsável pela administração e operação do fundo, utilizando a infraestrutura descentralizada oferecida pela Allfunds, com contratos inteligentes e nós de blockchain desenvolvidos especialmente para este projeto.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

BBVA adere aos tokens RWA

“O projeto marca um passo importante para a adoção de uma tecnologia com amplo potencial transformador na gestão de ativos, começando em um ambiente controlado e regulado”, destacou Belen Blanco, CEO da BBVA Asset Management Europa.

Esse ambiente controlado, proporcionado pelo sandbox, oferece segurança e reduz os riscos, permitindo que o BBVA explore os benefícios da tokenização de forma escalável.

O fundo, que é operado como um ativo tradicional, permite que os investidores interajam com ele sem precisar lidar com a complexidade de uma infraestrutura blockchain. Essa abordagem facilita a experiência para quem possui conhecimentos financeiros tradicionais, mas ainda não se familiarizou com operações descentralizadas.

Publicidade

Além disso, a iniciativa visa avaliar a viabilidade de implementar a tokenização de ativos no longo prazo, alinhada às novas tendências de finanças descentralizadas (DeFi) que estão ganhando tração globalmente.

Por enquanto, apenas funcionários do banco participam do fundo tokenizado. Isso permite ao BBVA monitorar de perto o desempenho do fundo e dos ativos RWA sem expor os clientes a riscos operacionais. Essa etapa inicial oferece uma oportunidade valiosa para que a instituição compreenda o impacto dos tokens RWA em um ambiente de teste. Depois disso, o banco poderá expandir a oferta para o público em geral.

Além do fundo tokenizado, o BBVA anunciou recentemente que planeja lançar uma stablecoin atrelada ao euro em 2025. A iniciativa é uma parceria com a Visa. O objetivo é ampliar sua incursão no universo das criptomoedas e blockchain. Com essa stablecoin, o BBVA pretende oferecer uma opção de pagamento mais estável e segura para os usuários, aproveitando a segurança e rastreabilidade do blockchain.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

Este website usa cookies.