Categorias Notícias

Ataque hacker ransomware já fatura mais de U$50mil – Monitore ao vivo

Siga o CriptoFacil no

Hackers que bloquearam arquivos em mais de 200 mil computadores ao redor do mundo pedindo resgates a serem pagos em bitcoin pelos dados para desbloqueá-los, fizeram cerca de U$ 52 mil até a manhã desta segunda feira.

Na sexta-feira, alertamos aqui sobre um vírus conhecido como WannaCry que infectou máquinas em cerca de 150 países. Este modelo de ataque é conhecido como ransomware que é um software malicioso que criptografa arquivos de um usuário, em seguida exige dinheiro para desbloqueá-los. Neste caso, os hackers pediam U$ 300 a serem pagos em bitcoins.

Publicidade

Monitorando as carteiras dos Hackers

Rapidamente a comunidade começou a trocar prints das telas buscando ajuda e com isso soubemos de alguns dos endereços das carteiras (wallets) de destino dos resgates. Observando no blockchain.info as contas temos até agora:

115p7UMMngoj1pMvkpHijcRdfJNXj6LrLn = 7.69508986 BTC
12t9YDPgwueZ9NyMgw519p7AA8isjr6SMw = 11.46773936 BTC
13AM4VW2dhxYgXeQepoHkHSQuy6NgaEb94 = 10.97743715 BTC

(clique nas carteiras para monitorar o saldo e as transações em tempo real)

Totalizando 30.14026637 BTC: com o bitcoin custando cerca de U$ 1757,00 seria algo como U$ 52 mil. Mas hoje deve haver mais uma série de pagamentos pois o ataque começou na sexta-feira, com certeza ainda terá alguma influência nesta segunda.

Pagamentos

Segundo consta uma das razões para os pagamentos não terem tido aquela expressão esperada é porque muitas pessoas ainda não saberiam como obter e pagar em bitcoin. Olhando para o problema pela ótica de grandes empresas que precisariam obter grandes quantidades da criptomoeda poderia levar algum tempo e, entre criar uma carteira bitcoin e efetuar a compra da criptomoeda e transferi-la para a conta do sequestrador.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ao mesmo tempo, as equipes técnicas de suporte não viam nenhuma evidência de que pagar os cibercriminosos desbloquearia necessariamente seus arquivos. Pois ao contrário dos outros ransomwares, o WannaCry não parece ter uma maneira de associar um pagamento para com a pessoa que o faz. Normalmente um ransomware gera um ID único identificando a vítima.

Técnicos pelo mundo todo reforçam não paguem o resgate, e esperem as contra-medidas pelas empresas de antivirus e anti-malwares para que o problema seja resolvido de maneira definitiva sem pagamentos.

Conclusão

Não é certeza que pagar pode trazer seus dados de volta, mas muitos realizaram pagamentos no intuito de reaverem seus dados importantes, e valiosos. Sugiro que mantenham backups de seus dados importantes e que seu sistema operacional esteja sempre atualizado.

Publicidade

E qual a sua opinião sobre isso? Deixe seu comentário na seção abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar