Economia

Apple bloqueia nova versão de carteira da Coinbase

Na quarta-feira (1), a exchange Coinbase alegou que a Apple bloqueou a nova atualização de seu aplicativo Coinbase Wallet. De acordo com o perfil oficial da carteira, os usuários podem transferir NFTs na nova versão, mas a empresa de Cupertino bloqueou essa funcionalidade.

A Coinbase alega que a Apple bloqueou o serviço porque a transferência de NFTs exige o pagamento da taxa da rede, o popular gas. Só que a Apple exige que os usuários façam compras apenas pela App Store, para que possam coletar 30% da taxa.

Conforme noticiou o CriptoFácil, a Apple estipulou uma comissão de 30% sobre as vendas de NFTs em setembro. Ou seja, qualquer usuário que transfira NFTs usando aplicativos da App Store deve pagar essa comissão.

Apple quer um corte

No entanto, a Coinbase afirma que a demanda da Apple é completamente injustificada, pois a empresa não tem condições de cobrar essa taxa. Em termos práticos, a Apple deveria ter um gateway de pagamento em criptomoedas para conseguir recolher taxas sobre NFTs.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Como o sistema de compra da App Store não suporta criptomoedas, a Coinbase não poderia obedecer, mesmo que tentasse. Ela só teria como recolher as taxas e pagá-las à Apple se seus clientes utilizassem moeda fiduciária.

A disputa entre Coinbase e Apple ocorre em um momento desafiador para a exchange, cujas ações caíram cerca de 80% somente em 2022. Além disso, a empresa reduziu sua força de trabalho como medida de corte de custos em resposta ao declínio nas vendas.

Dessa forma, a taxa de 30% cobrada pela Apple poderia impactar ainda mais os lucros da Coinbase, bem como diminuir o interesse dos usuários. Muitas plataformas de NFT já afirmaram que não vão atualizar mais seus aplicativos para iPhones por causa da nova taxa.

Logo, a cobrança da Apple, que tem o objetivo de coletar parte das receitas de NFTs, pode acabar reduzindo as negociações em seu sistema. Com menos operações, a empresa terá menos taxas para arrecadar.

“Monopólio” da Apple gera preocupação

A equipe por trás do aplicativo observa que a Apple introduziu políticas de proteção de lucro que vêm às custas da “inovação dos desenvolvedores em todo o ecossistema de criptomoedas”. Ou seja, a Apple estaria reduzindo a capacidade de inovação em seu sistema em troca de lucros no curto prazo.

A Coinbase Wallet espera que isso seja um erro e fez um convite à Apple para discutir mais o assunto, mas a empresa não respondeu o convite até o fechamento desta matéria.

A “taxa de 30%” tem sido um ponto controverso entre a empresa mais valiosa do mundo e outros desenvolvedores de aplicativos como o Spotify e a Epic Games, fabricante de “Fortnite”, que acusaram a empresa de fazer uso indevido de seu “monopólio”.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.