Categorias Notícias

Aplicativo de milhões de usuários migra para a blockchain da NEM em busca de alternativa ao Ethereum

Siga o CriptoFacil no

Recentemente, o Gifto, um aplicativo com milhões de usuários em todo o mundo e que permite aos usuários recompensarem produtores de conteúdo por meio de uma aplicação descentralizada construída em blockchain, anunciou uma parceria com a NEM. Pelos próximos meses, o aplicativo testará as propriedades que a rede NEM oferece, buscando melhorar a escalabilidade de seu projeto que atualmente opera com Ethereum mas encontra dificuldades de expansão.

“O Gifto é um dos poucos projetos no espaço Blockchain que registra um enorme crescimento em sua base de usuários e na real utilidade de seus produtos. Para melhorar a experiência do usuário em nossa plataforma, estamos constantemente avaliando novas tecnologias Blockchain que vão além da Ethereum, e sentimos que a NEM tem soluções promissoras para algumas de nossas necessidades”,  destacou o CEO e fundador do Gifto Andy Tian.

Para resolver os problemas de escalabilidade do Ethereum, diversas soluções vêm sendo propostas. Recentemente, Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, disse que o zk-snarks lançado pela criptomoeda Zcash poderia ajudar a escalar a blockchain do ETH em até 500 transações por segundo, hoje são no máximo 15.

Publicidade

Além dela, soluções de escala de camada dois, tal qual a Lightning Network do Bitcoin, vêm sendo desenvolvidas para implementação no Ethereum, como Plasma, Raiden e outras soluções como Casper e Sharding que, segundo Buterin, se bem sucedidas podem operar conjuntamente na blockchain que então teria “diversas” soluções de escala operando simultaneamente e não uma única solução “milagrosa”.

No caso da NEM, sua blockchain foi projetada e codificada “do zero”, isso permitiu grandes melhorias nas áreas de escalabilidade e velocidade de processamento e a criptomoeda possui um mecanismo de consenso que os desenvolvedores atribuem ser possível crescer exponencialmente à medida em que a rede também cresce, ao contrário da blockchain tradicional, em que o crescimento da rede joga luz nos problemas de escala.

“Nós construímos a plataforma Blockchain do NEM desde o início para superar os outros serviços existentes no mercado de todas as facetas. Nossa parceria com a Gifto ajudará a NEM a alcançar uma nova base de usuários, por isso estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com sua equipe de desenvolvimento”, finalizou o diretor regional da NEM China Steven Li.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.