Mercado

Analista diz que Ethereum pode ser superado por NEAR, EGDL, TON, SOL ou TEZOS

Siga o CriptoFacil no

Um analista apontou que reinado do Ethereum como principal plataforma de contratos inteligentes pode ser ameaçado por outros projetos que estão desenvolvendo soluções mais rápidas e melhores que o ETH.

A maior rede de blockchain L1 programável pode estar perdendo oportunidades cruciais de escalabilidade e, gradualmente, usuários e dApps podem migrar para blockchains mais flexíveis e escaláveis, incluindo as que utilizam sharding, conforme alertou o analista veterano Justin Bons.

Publicidade

Em uma análise recente, Bons apontou para Solana (SOL), Tezos (XTZ), The Open Network (TON), NEAR Protocol (NEAR) e MultiversX (EGLD) como concorrentes capazes de escalar o Ethereum (ETH) de forma eficaz.

Segundo Bons, o Ethereum (ETH) está “deixando escapar oportunidades” ao não atender à demanda por blockchains de Layer-1. Como resultado, é provável que o uso migre inevitavelmente para concorrentes que podem escalar para atender às necessidades dos usuários.

Os concorrentes de L1 podem adotar diferentes práticas de escalabilidade, incluindo a paralelização da Solana (SOL) ou os rollups aprimorados do Tezos (XTZ).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, blockchains totalmente fragmentadas, como o The Open Network (TON), NEAR Protocol (NEAR) e MultiversX (EGLD), podem representar uma concorrência significativa para o Ethereum (ETH).

Ethereum pode perder o posto

Segundo ele, o sharding é uma prática de escalabilidade que permite dividir a blockchain entre uma série de sub-blockchains interconectadas (shards).

Embora o sharding seja um objetivo final para o Ethereum (ETH), baseado em prova de participação, ainda não está claro quando (ou se) ele será implementado. O NEAR Protocol (NEAR) é reconhecido como  a primeira blockchain totalmente fragmentada do mainstream. Além disso, o Zilliqa (ZIL) é um dos líderes dessa inovação.

Publicidade

Além do Ethereum (ETH), Bons é um crítico contundente do design atual do Bitcoin (BTC), que, segundo ele, parece centralizado. Ele também adverte que o orçamento de segurança da maior blockchain está com os dias contados.

Enquanto isso, a Polygon (MATIC), uma das maiores blockchains compatíveis com Ethereum, atingiu um marco importante em seu caminho para a fase Polygon 2.0. Nesta fase, os mecanismos de stake e segurança na blockchain serão reavaliados. Os stakers poderão proteger a integridade de várias cadeias dentro da Polygon (MATIC).

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.